Não garantimos um jantar à luz de velas, mas nestes 4 restaurantes, no distrito do Porto, vai encontrar o ambiente, o serviço e o cardápio ideal para uma refeição, mais intimista, a dois.
VENGA-TAPISCARIA IBÉRICA | MATOSINHOS
À noite, a ampla sala do Venga, com diferentes recantos, ganha uma outra solenidade, sem, no entanto, perder o salero e a informalidade. A maioria vem pelas cerca de 30 opções de tapas e petiscos, mas há também quem chegue para celebrar a vida e o amor e opte pelas ótimas paellas e fideuàs (massa e marisco), por exemplo.
MR. BINHO | MATOSINHOS
A decoração caprichada, idealizada pelo chef Clebson Vidal, o Mr. Binho, onde nem sequer falta uma instalação sobre o balcão que nos remete para a escultura área da Circunvalação, é um plus para quem deseja um lugar bonito, bem frequentado e com a vantagem de praticar uma cozinha japonesa free style — ideal para quem (ainda) não se sente totalmente confortável com a ideia de “comer peixe cru”. É o caso da versão da sobremesa Romeu e Julieta, aqui um prato, que combina salmão com goiabada e queijo Brie, servida quente numa campânula envolta em fumo de casca de laranjeira.
CARALHAU | PORTO
A sala pequena, mas também por isso na medida certa para um jantar a dois, com vista para a cozinha faz do Caralhau uma boa opção para quem está pelo Porto. Em plena Praça dos Poveiros, polo gastronómico da Invicta, aqui a carta gira à volta do fiel amigo, mas é tudo menos aborrecida ou previsível. Surpreenda-se a si e à sua cara-metade com um bacalhau fresco cozinhado a baixa temperatura e confitado ou à Bulhão Pato, entre outras propostas.
MEZZALUNA | VILA DO CONDE
Já por si, a localização na Praça da República, entre canteiros floridos e com os olhos postos nas margens do rio Ave, é um hino ao romantismo, mas o Mezzaluna, sobretudo depois do lusco-fusco, ganha outro ambiente. A aposta na cozinha italiana, a cargo do Salvatore, desdobra-se em pizzas (sempre assadas em forno a lenha), sendo algumas delas mais inusitadas como a de porco preto (com paio cabeçalho e queijo da Serra) ou a de burrata com amêndoas caramelizadas e mel, mas também saladas, massas e risottos.