A 55+, entidade de economia social que empodera e integra pessoas com mais de 55 anos, acredita que “Envelhecer não é sorte. É talento”, e convida todas as pessoas com mais de 55 anos de Lisboa e arredores a dar a cara e fazer parte do mural participativo com a direção criativa da artista Vanessa Teodoro intitulado “Dar cara ao talento”.
No dia 9 de junho vai decorrer na Casa do Impacto a sessão fotográfica, com inscrições abertas aqui.
Portugal tem 3.9 milhões de pessoas com mais de 55 anos. Embora muitos vejam a idade como um obstáculo, a 55+ vê como uma oportunidade para promover o talento e a experiência entre gerações, de forma a manter as pessoas ativas e saudáveis e a promover a sua integração na sociedade.
A 55+ convidou a artista plástica Vanessa Teodoro a criar um mural participativo, que vai contar com mais de 100 fotografias de pessoas reais que lutam diariamente contra o idadismo – um preconceito, estereótipo ou discriminação baseada na idade – para cobrir a fachada da Casa do Impacto, na Rua da Rosa, em Lisboa.
“A 55+ quer empoderar as pessoas de todas as idades, e fazer com que reflitam sobre o que significa envelhecer e desmistificar os limites impostos pela sociedade para que todos consigamos maximizar e aproveitar a nossa longevidade. “Envelhecer não é sorte, é talento”, e todos podemos influenciar a forma como envelhecemos, por isso, queremos encorajar as pessoas a valorizar e estimar a sua idade, vivendo-a com propósito. Convidamos quem queira vir dar a cara por esta causa, para uma sessão fotográfica que irá servir para criar a instalação artística em parceria com Vanessa Teodoro.” explica Elena Duran, fundadora e diretora da 55+.
“Neste projeto, ainda que grande parte do meu trabalho seja mais abstrato, senti a necessidade de o humanizar e dar cara às pessoas com mais de 55 anos que são uma parte muito importante na nossa sociedade. Ao contrário do que estamos “programados” a pensar, pelos exemplos que vemos no mercado de trabalho, é com e através da experiência que o talento floresce. Este projeto ajuda indivíduos e comunidades a apoiarem e divulgarem a sua mensagem através da exibição de retratos a preto e branco em grande escala no espaço público. Em conjunto com a 55+ e com o incentivo da equipa da Inside Out, vamos dar cara ao talento que as pessoas 55+ colocam à disposição da sociedade”, explica a artista Vanessa Teodoro.