No âmbito da sua política de responsabilidade social e humanização de cuidados, no dia 30 de Maio, uma doente internada de longa duração foi agraciada com a visita do seu cão no Hospital de Cascais.
Esta iniciativa pioneira e já bem sucedida, que consiste num protocolo que facilita a visita a doentes crónicos e internados de longa permanência pelos seus animais de estimação, está a ser implementada progressivamente nos hospitais do grupo de saúde Ribera em que se inclui o Hospital de Cascais.
O programa, criado e implementado pelo grupo de saúde Ribera visa promover a visita dos animais de estimação aos seus donos, doentes crónicos e de longa permanência, com o objetivo de humanizar o cuidado e melhorar a experiência do doente.
A primeira visita deste programa no Hospital de Cascais, ocorreu no dia 30 de maio, a pedido de uma amiga da doente. A senhora de 77 anos, internada no serviço de Medicina Interna, a recuperar de um AVC hemorrágico, teve a visita do seu cão, Nico, de 4 anos, adotado pela senhora há cerca de um ano.
A visita decorreu num espaço exterior do Hospital. A doente reconheceu de imediato o seu cãozinho, e ficou visivelmente comovida.
Esta visita foi mais do que uma experiência para esta doente, foi uma estimulação para a sua recuperação, que teve efeitos imediatos, tendo a mesma proferido mais frases e expressões do que nos últimos tempos de internamento, um sinal evidente de auxílio na recuperação da doença através da convivência com o seu fiel companheiro.