Partilhar

Programação de verão desta cidade com centenas de propostas “para todos os gostos”

Anote todos

10 Junho 2023
Forever Young

A programação de verão em Santarém arranca dia 17 com um “brinde solsticial” e o festival de folclore “Da aldeia à cidade”, primeira de mais de uma centena de “propostas para todos os gostos” agendadas até 23 de setembro, avança a Lusa

O programa cultural Verão In.Str – Festival das Artes e da Cultura, que vai acontecer no centro histórico, nos diferentes bairros da cidade e nas freguesias de 17 de junho a 23 de setembro, foi apresentado hoje no dia dedicado ao concelho na Feira Nacional da Agricultura, que decorre em Santarém até domingo.

Organizada pelo município escalabitano em parceria com várias entidades e agentes culturais da região, a programação inclui espetáculos com Dino D’Santiago, que vai a Santarém apresentar o último álbum “Badiu”, ou a Kumpania Algazarra.

A iniciativa tem programados “múltiplos eventos às quintas, sextas-feiras e sábados, em distintos palcos na cidade”, de que são exemplo “os ritmos e tambores de Cabo Verde, do grupo Tafunamba”, flamenco e sevilhanas, com Xambra, blues, com os Stonebones & Spagetti, encontros para dançar músicas tradicionais, com Dançarem, entre muitos outros.

Numa nota sobre o Verão In.Str, o município destaca, ainda, a presença do projeto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, que vai juntar, em julho, “espetáculos de registos quase esquecidos”, como sonoridades afegãs, com Ustad Fazel Sapand, ou música cigana, com Toy (António) e Emanuel Rosado.

Em julho, de 06 a 08, será apresentado o espetáculo comunitário “Um Canto de Liberdade”, projeto de teatro musical com encenação histórica em torno da Revolução dos Cravos, dirigido pelo encenador Amauri Alves em parceria com Henrique Dias Alves e envolvendo uma centena de voluntários.

Às quartas-feiras, junto às piscinas municipais, há cinema ao ar livre, com programação com curadoria do Cineclube de Santarém e duas sessões com curadoria do Núcleo Rasgo e Waves of Youth, com destaque para os documentários “A Feira – Uma reflexão sobre as artes de rua”, de Patrícia Poção, e “Butts”, de Carolina Semrau e Augusto Lima.

Os sábados serão dedicados às crianças e famílias, com espetáculos que vão percorrer, alternadamente, as ruas do centro histórico, os bairros do Jardim de Cima, Alto do Bexiga, Trigosas e Ribeira de Santarém, o Jardim de São Domingos, o Skate Parque e a Fonte das Figueiras, acrescenta.

A iniciativa in.Tradição, promovida em parceria com o INATEL, animará igualmente as manhãs de sábado, com 11 grupos a percorrerem as ruas do centro histórico.

A 4.ª edição do Festival de Estátuas Vivas vai acontecer de 11 a 13 de agosto, com a presença de 20 “estátuas” no centro histórico da cidade, com animação da Fanfarra Bizarra, voltando a Casa do Campino a receber o Rock da Velha (15 de julho) e as Cartaxo Sessions (16 de setembro).

O Projeto Vilas e a iniciativa Itiner’Arte asseguram a “descentralização e itinerância da cultura”, levando a várias vilas e freguesias do concelho 27 eventos, que incluem arte urbana, teatro, cinema, residências artísticas e dança contemporânea.

“Outra das propostas desafiadoras deste ano é as ‘Árvores que Tocam’, um projeto do Laboratório Rural com concertos musicais com Julieta Silva à sombra de árvores musas, carismáticas, acarinhadas por todos e do povo que integram a memória coletiva local”, destaca o município.

A música clássica marca igualmente presença com dois concertos, realizando-se também o XXX Encontro de Coros, a Semana do Piano, o Festival FAAMA, o Pictorin, dedicado às artes plásticas, e o Festival de Folclore Celestino Graça.

A programação de verão para Santarém foi apresentada pelo vereador com o pelouro da Cultura, Nuno Domingos, e por representantes das várias entidades e projetos envolvidos, como o Círculo Cultural Scalabitano, Centro Cultural Regional de Santarém, Conservatório de Música de Santarém, Luísa Andaluz Centro de Conhecimento, Inatel, Cineclube, Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, entre outros.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 7 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 7 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 7 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 7 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 7 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 8 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 8 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 9 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 9 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 11 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 11 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 11 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 12 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 12 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 12 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 13 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 13 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 15 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 15 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.