“Combater a solidão dos idosos” e proporcionar um “novo lar” aos animais residentes no CRO de Vila Franca de Xira foi o mote que esteve na origem do projeto ‘Fiel Amigo’, lançado há cinco meses pela autarquia do distrito de Lisboa.
processo inicia-se com o preenchimento de um formulário que permitirá estabelecer um ‘match’ (correspondência) com um “novo amigo de quatro patas”.
Para facilitar e tornar viável o processo de adoção, o CRO vai prestar todo o apoio alimentar e cuidados de saúde aos animais, permitindo também que possam regressar ao canil por motivos de saúde do idoso ou imprevistos que não permitam a continuidade da detenção do cão.
Embora o projeto-piloto tenha arrancado há cinco meses, a oficialização só teve lugar há duas semanas, contando para já com duas adoções, as cadelinhas ‘Cacau’ e ‘Becky’.
Em declarações à agência Lusa, as duas idosas que adotaram estes cães asseguram que ganharam “uma nova vida” e elogiaram o processo.
Soubemos deste projeto e eu vim com a minha filha. Ela apaixonou-se pela ‘Cacau’ e ficámos com ela. Estamos muito felizes porque a nossa casa sem um cão era uma tristeza”, afirma Maria Catarino, de 79 anos.
A idosa que adotou ‘Cacau’ há cinco meses, tornando-se a primeira adotante do projeto, refere que dispõe de um “enorme quintal” onde a cadela pode brincar livremente.
Em contrapartida, a ‘Cacau’ ajudou a reforçar o sentimento de segurança.
“Quando ela ouve algum barulho, ladra e nós sabemos que ela está ali. Na nossa idade é bom. Temos os nossos filhos longe e é bom”, sublinha.
Os interessados em adotar um animal deverão preencher um formulário, disponível no ‘site” da autarquia, de forma a que possa ser identificado o animal mais adequado às necessidade e rotinas do idoso.
Também para obter mais informações sobre o projeto ‘Fiel Amigo’, os interessados poderão contactar o CRO de Vila Franca de Xira, através do telefone 263 299 527 ou do e-mail veterinário.municipal@cm-vfxira.pt