Desenvolvido em parceria com a Renault Portugal e o Município do Fundão, a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) disponibiliza um pioneiro serviço gratuito de mobilidade sustentável, que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão. É o projeto “Mobilidade Urbana Sustentável”, que surge agora entre os três melhores do mundo, na categoria “Better World for Sustainability, Conservation and Cultural Preservation” dos prestigiados BGTW International Tourism Awards 2024.
O projeto tem como objetivo promover uma mobilidade mais verde e acessível, integrando soluções de transporte elétrico nas Aldeias Históricas de Portugal, para fomentar um turismo mais sustentável e reduzir a pegada ecológica dos habitantes, visitantes e empresas.
Este reconhecimento dos BGTW International Tourism Awards destaca a relevância do projeto das Aldeias Históricas de Portugal como exemplo de boas práticas em sustentabilidade e inclusão, alinhando-se com as tendências globais de proteção ambiental e desenvolvimento de comunidades locais. As Aldeias Históricas de Portugal são pioneiras ao combinar património cultural, turismo e tecnologia de mobilidade elétrica para oferecer uma experiência única que beneficia tanto os visitantes como as populações locais.
Os BGTW International Tourism Awards são promovidos pela Associação Britânica de Escritores de Viagens, em parceria com o departamento de turismo das Ilhas Caimão.
Sobre a Aldeias Históricas de Portugal
Entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, surgem como paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, de épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. São, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.
No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 tem o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. E, em 2020, foram o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.