Partilhar

Proteção Civil avisa população para agravamento do estado do tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa hoje a população para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental até quarta-feira, com chuva forte, acompanhada de trovoada e granizo, e alerta para medidas preventivas.

20 Janeiro 2025
Forever Young com Lusa

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativamente à depressão “GAROE”, que tem afetado a Madeira e os Açores desde há dois dias e que se deslocou para o continente, a Proteção Civil avisa para situações de “precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada e ocasionalmente granizo”, até à próxima quarta-feira, em especial nas regiões centro e sul e no litoral norte.

Esta situação poderá ser acompanhada por vento do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros/hora (Km/h) no litoral e terras altas, bem como agitação marítima a partir de terça-feira na costa ocidental e a sul do cabo Carvoeiro, incluindo o barlavento algarvio, com ondas até 5,5 metros.

Face a estas previsões do IPMA, a ANEPC alerta para a eventual ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais, por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, assim como de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Alerta igualmente para a instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais ou por artificialização do solo.

A ANEPC recomenda também cautela com o piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água e com possíveis acidentes na orla costeira, devido à forte agitação marítima.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil, como habitualmente em situações análogas, sublinha que estes efeitos “podem ser minimizados com a adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”, como garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A ANEPC recomenda ainda uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte, bem como junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, evitando a circulação e permanência nestes locais.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual formação de lençóis de água nas vias rodoviárias, são outras das recomendações.

A ANRPC recomenda ainda à população para não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas e para estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

ARA // FPA

Lusa/Fim

Mais Recentes

Proteção Civil avisa população para agravamento do estado do tempo

há 1 hora

12 destinos para cada signo descobrir Portugal

há 2 horas

Andar descalço em casa: sim ou não? Surpreenda-se com a resposta dos médicos

há 3 horas

«Ácaros vivem nas suas pestanas; por favor, faça isto antes de colocar rímel», alertam especialistas

há 3 horas

A peça de roupa que todos deviam usar quando vão viajar de avião

há 4 horas

Por que é que Donald Trump, e todos os que o rodeiam, são absurdamente bronzeados? Esta investigação dá a resposta

há 5 horas

Conheça as desvantagens de lavar o rosto com água muito quente (ou fria)

há 6 horas

Óbito: Morreu Maricenne Costa, a cantora que lançou Chico Buarque em disco

há 6 horas

Neste Dia Mundial do Queijo saiba que este alimento faz bem à sua saúde, à sua felicidade (e à sua memória)

há 7 horas

Óbito: Morreu o apresentador de televisão brasileiro Léo Batista

há 7 horas

A atriz Brooke Shields faz uma revelação chocante: «Fizeram uma plástica na minha vagina sem o meu consentimento»

há 7 horas

O realizador David Lynch, recentemente falecido, tinha um paixão sobre a meditação transcendental: descubra em que consiste

há 7 horas

Tal como Kate Middleton, por que se diz “remissão” e não “cura” do cancro?

há 7 horas

Dia Mundial do Queijo: sabe quantos quilos consomem os portugueses deste alimento?

há 8 horas

Blue Monday: não se deixe derrubar e use o exercício como ferramenta para combater o desânimo

há 8 horas

Dores nas articulações: esta planta medicinal vai aliviar e promover a regeneração muscular

há 8 horas

Entrevista: «Queremos ser a maior plataforma de produtos de luxo portugueses, agrupando o que se faz de melhor aqui, tornando Portugal num sinónimo de qualidade», Ana Patrícia Cruz, CEO da Portlux

há 9 horas

Estes 3 signos vão encontrar uma nova forma de rendimento (e mais dinheiro), revelam os astros

há 9 horas

Diga adeus à barriga inchada: esta erva medicinal reduz o inchaço abdominal e acalma as dores de estômago

há 9 horas

Esta é a vitamina que faz o cabelo crescer depressa e previne a alopecia

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.