O ciúme é um sentimento que pode gerar conflitos no dia a dia. A sua complexidade reside no facto de serem percebidos subjetivamente , razão pela qual nem todos reagem da mesma forma.
O problema do ciúme é quando ele controla a vida e deteriora o relacionamento com o parceiro, amigos ou família. Pessoas que desenvolvem sentimentos de ciúme muito intensos orientam a sua forma de pensar ou agir. Geralmente apresentam altos níveis de ansiedade, costumam ficar angustiados com a ideia de que o parceiro possa ser infiel a eles.
O ciúme afeta na vida normal, tanto no trabalho quanto no âmbito das relações familiares, sociais ou amorosas.
Tipos de ciúme
- Ciúme no casal. Sensação de posse e medo de perder a pessoa para uma terceira pessoa. Às vezes, há pessoas que sentem ciúmes do ex-companheiro ou mesmo de alguém que não é seu companheiro.
- Ciúme familiar. Pode ser ciúme entre irmãos, ciúme entre pais e filhos, na relação mãe-filha… é uma reação emocional que surge quando um membro da família sente uma sensação de perda em relação a outro membro da família porque acredita que ele direciona a sua atenção mais para outro.
- Ciúme na amizade. Existem amigos invejosos, que culpam certas coisas por serem feitas sem eles, de quem exigem atenção, tempo e dedicação exclusiva.
Características das pessoas ciumentas
Baixa autoestima. São um sinal que reflete dúvidas e falta de confiança.
Medo da solidão. Têm pensamentos negativos sobre a solidão que geram pânico e tristeza.
Comparam o relacionamento com os anteriores. Pessoas que foram traídas têm maior probabilidade de criar uma personalidade ciumenta.
Desconfiança e vigilância constante . Procuram constantemente evidências que confirmem os seus medos, mesmo que não haja sinais de engano.
Controle constante do que seu parceiro faz com ações insistentes.
Convencido de que o ciúme é justificado.
Chantagem ou pressão emocional quando a outra pessoa está com outras pessoas ou faz outros planos.
Critica as decisões do outro, chegando ao ponto de humilhá-lo, repreendê-lo ou desvalorizá-lo.
Mostram reações repentinas de raiva e ficam nervosos quando enfrentam um ataque de ciúme.
Impõem a sua visão da realidade com uma atitude dominante.
Mão respeitam o espaço do outro.
São pessoas egoístas e imprudentes, pois reivindicam posses que não possuem, como a do parceiro, que consideram sua propriedade.
Sentimentos negativos em relação ao ambiente com o qual o casal se relaciona .
Crenças como a de que amar significa querer estar juntos o tempo todo.