Além das inúmeras medidas de prevenção, para evitar maiores complicações no corpo, há também muitos benefícios, como manter-se ativo e com uma mente saudável.
Siga à risca o cardápio do nutricionista
Entre as dicas de saúde para seguir aos 50 anos, esta está no topo da lista pela sua extrema relevância no quadro clínico de qualquer pessoa. Afinal, cada um apresenta diferentes fatores que apresentam necessidades específicas em relação à alimentação.
Não adianta seguir a dieta de um terceiro, só porque essa funciona para ele. Talvez você precise de uma quantidade maior de nutrientes e tenha deficiência de alguma vitamina que a outra pessoa não tem.
Além disso, em casos em que há problemas de diabetes, insuficiência renal e tireoide, há certos tipos de “alimentos saudáveis”, que não podem ser consumidos.
Não ignore os sinais do corpo
Melhor do que esperar um sinal, é manter a regularidade nas visitas aos médicos especialistas e não deixar de fazer os exames de rotina.
Tenha uma vida ativa
Procure manter-se ativo! Sobretudo, escolha atividades que ocupem a mente e exercite o corpo, ao mesmo tempo.
Melhore as habilidades cognitivas
Para amenizar a redução da capacidade cognitiva, é possível praticar atividades que promovem a melhoria do desempenho em domínios, como memória, atenção, raciocínio, juízo, imaginação e pensamento.
A partir daí existe um leque de oportunidades para fazer, desde aprender algo novo, fazer novos amigos, participar em grupos de leitura ou de atividades físicas, dançar, ouvir músicas, meditar, entre outros.
Tenha uma autoperceção positiva sobre o envelhecimento
Antes de mais nada, pratique o autoconhecimento e reflita positivamente sobre o envelhecimento. Sobretudo, tenha em mente, que assim como na flor de sua juventude, essa fase também é única na vida. Além disso, é um processo natural e há várias formas de a aproveitar.