<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

“Quando os festivais acabam, nem todos deixam o acampamento”: campanha alerta para aumento das pessoas sem-abrigo

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança esta semana uma campanha de sensibilização que alerta para o aumento de pessoas em situação de sem-abrigo.

No último ano, a instituição registou um aumento de 80% no número de pessoas apoiadas – 69% eram homens.

 

Recorrendo a uma imagem de tendas numa rua e com a mensagem forte “Quando os festivais acabam, nem todos deixam o acampamento”, a campanha mostra o contraste entre quem pode escolher acampar e usufruir dos festivais de verão e quem o faz todo o ano devido ao agravamento da sua situação social e condições de vida.

 

Além de chamar a atenção para esta realidade crítica, esta campanha de sensibilização procura igualmente robustecer a capacidade de resposta da Cruz Vermelha Portuguesa que, em 10 estruturas locais, apoiou perto de 2 mil pessoas em 2023.

 

“O aumento no número de pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas pela Cruz Vermelha Portuguesa demonstra que esta é uma realidade que está a crescer nas ruas do nosso país, nomeadamente com os custos com habitação e outras despesas. Só com o incremento da capacidade de resposta conseguiremos acolher e ajudar a autonomizar e reintegrar mais pessoas”, refere António Saraiva, Presidente Nacional da CVP.

 

A CVP presta apoio alimentar (através das suas cantinas sociais e distribuição na rua), acolhe em respostas de emergência social e promove a autonomia em apartamentos partilhados e no projeto Housing First.

 

A par destas respostas, a CVP realiza um acompanhamento psicossocial de proximidade, que procura contribuir para o acesso das pessoas em situação de sem-abrigo a serviços e recursos locais, como a saúde, e oferece um conjunto de respostas técnicas integradas que pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências que promovem a autonomização pessoal e a integração social.

 

É possível saber mais sobre estes projetos da CVP e contribuir nesta página.

 

Com criatividade da COMON, a campanha estará presente nas cidades através de uma rede de mupis, publicidade digital e também anúncios de imprensa.

 

“O choque de realidades serve como pano de fundo para uma mensagem poderosa: da comunidade de pessoas em situação de sem-abrigo à comunidade festivaleira vai uma longa distância e é importante não passar ao lado desta situação cada vez mais alarmante”, refere Ricardo Lourenço, Diretor Criativo da COMON.

 

 

Mais Recentes

Semente de abóbora: não é para deitar fora, é para comer (e absorver estes benefícios)

há 4 horas

Para ficar de “boca aberta”: 4 mil porcas fazem arte em Lisboa

há 4 horas

Protetores solares: mitos e verdades que convém esclarecer

há 4 horas

Acessórios que deve adquirir se vai adotar um animal de estimação

há 5 horas

Fazer 50 anos é algo grandioso: ideias para comemorar da melhor maneira

há 5 horas

Não deixe que este sentimento o paralise: aprenda a lidar com a realidade de uma forma mais saudável

há 5 horas

10 passos a seguir para ter uma daquelas conversas “difíceis”

há 6 horas

Se é daquelas pessoas que está sempre a reclamar, cuidado: este comportamento pode afetar a saúde mental

há 6 horas

Proteja o seu corpo de bactérias más comendo fibras

há 6 horas

O alerta é sério: este sentimento que pode causar perda auditiva e levar à queda de cabelo

há 7 horas

Se costuma sublinhar o seu nome na sua assinatura, saiba o que isso diz sobre si (segundo a psicologia)

há 7 horas

«Máscaras de LED podem transformar a pele», diz especialista que explica os benefícios

há 7 horas

Depois dos 60 anos: porque somos mais felizes do que os jovens?

há 8 horas

O melhor ketchup do Reino Unido é feito com tomate 100% português (e nós descobrimos onde o pode encontrar)

há 8 horas

Vila Galé Isla Canela reabre com renovação profunda e aposta reforçada

há 8 horas

Descobrimos uma maionese cremosa, suave e muito saborosa; e queremos partilhá-la consigo

há 8 horas

Se gosta de granolas não pode perder esta estreia, porque “o que é Nacional é bom”

há 9 horas

Opinião: «Protetor solar? Sim e espalhar em todo o lado», Catarina Oliveira, gestora de marca própria 

há 9 horas

Cancro: «exercício físico pode aumentar as hipóteses de sobrevivência», indica pesquisa

há 9 horas

Não se desfaça dos telemóveis antigos: aproveite e transforme-os em câmaras de videovigilância (é gratuito)

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.