Quando isso acontece, o frigorifico mantém a temperatura durante algum tempo, pelo que a comida continua segura para consumo até 4 horas após o ter sido desligado.
Contudo, a duração é apenas válida se não se abrir a porta do frigorifico pois de cada vez que ela é aberta, as moléculas de ar frio saem e a temperatura dentro do frigorifico aumenta.
Outra dica para aumentar a durabilidade, é deixar o máximo de alimentos juntos uns dos outros para que eles se mantenham frios. No caso daqueles frigoríficos verticais exclusivos, a comida pode durar até 48 horas. Já nos integrados ao congelador a durabilidade pode chegar às 24 horas.
Apesar de existir um tempo médio de preservação da comida, a duração depende muito do tipo de alimento. Por exemplo, os ovos costumam ter uma validade de três a cinco semanas dentro da frigorifico, já o leite não dura muito fora de um ambiente refrigerado.
Queijos mais duros, como cheddar e parmesão, provavelmente irão durar mais em caso de uma falta de energia. Já os queijos mais macios, como ricota, são mais suscetíveis a bactérias. Frutas, vegetais e geleias devem aguentar temperaturas mais altas sem problemas.