Partilhar

Quase 18 mil pessoas pedem ao Infarmed medicamento inovador para tratamento do cancro da mama

A petição foi lançada por Sandra Gomes

7 Junho 2023
Forever Young

A petição foi lançada por Sandra Gomes, 40 anos, diagnosticada em 2016 com cancro da mama triplo negativo metastático localmente avançado e que, segundo afirma na petição, viu recusado pelo Infarmed o acesso ao fármaco no passado dia 17 de abril, avança a Lusa.

Quase 18 mil pessoas já assinaram uma petição para que seja disponibilizado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) o medicamento pembrozilumab a doentes com um tipo de cancro de mama considerado dos mais agressivos, situação que está a ser analisada pelo Infarmed.

“Pretendo com este abaixo-assinado, extensível a toda a população, apelar a que a decisão do PAP [Programa de Acesso Precoce] seja revertida e que esta terapêutica seja disponibilizada e comparticipada para todos os doentes que dela possam beneficiar e para os quais exista critério e decisão clínica positiva”, lê-se no documento que tem por base o caso de Sandra Gomes.

Em 2016, a advogada foi submetida a oito sessões de quimioterapia, cirurgia e 33 sessões de radioterapia. Em novembro de 2022, foi diagnosticada com uma recidiva ganglionar. A doente iniciou um ciclo de quimioterapia no dia 20 de janeiro de 2023, que ainda mantém, defendendo que a este protocolo terapêutico “devia ter sido adicionado desde o primeiro ciclo de quimioterapia uma imunoterapia, o pembrozilumab”.

Segundo a doente, a equipa médica que a segue deu indicação terapêutica para lhe ser administrada esta imunoterapia, mas ainda aguarda a aprovação do Infarmed para este tipo específico de tumor e cujo PAP foi indeferido a 3 de maio de 2022.

Questionado pela Lusa, o Infarmed explicou que o PAP teve parecer negativo da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde do Infarmed, por considerar existirem alternativas terapêuticas para estes doentes. “Entretanto, e uma vez que já se encontra concluída a fase de avaliação farmacoterapêutica no âmbito do pedido de financiamento (face às alternativas terapêuticas consideradas), o Infarmed deu início à revisão da elegibilidade para PAP nesta indicação terapêutica, enquanto decorre a última fase do processo de avaliação de financiamento que permitirá a disponibilização do medicamento para tratamento desta situação no SNS”, revela a autoridade na resposta escrita enviada à Lusa.

Sandra Gomes refere na petição que o pedido de prescrição efetuado pela médica assistente a 5 de janeiro, e autorizado pelo Diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte no mesmo dia, foi remetido à Comissão de Farmácia e Terapêutica, que submeteu um pedido ao Infarmed a 9 de janeiro, o qual foi recusado no passado dia 17 de abril. De acordo com o Infarmed, o PAP foi indeferido, mas “à luz dos novos dados, decorrentes de igual forma do relatório de avaliação farmacoterapêutica do medicamento nesta indicação, concluído recentemente, encontra-se agora em reanálise”.

Ressalva ainda que os pedidos de autorização de utilização excecional enviados são anonimizados pelo que “não pode emitir quaisquer considerações sobre casos concretos”. A obtenção de autorização de introdução no mercado para os medicamentos inovadores é atribuída em regra pela Comissão Europeia, após parecer da Agência Europeia de Medicamentos. Depois desta fase, e para que possam ser utilizados e financiados pelo SNS, os medicamentos devem demonstrar vantagem terapêutica e vantagem económica face à prática clínica nacional, de forma a garantir o acesso de todos os cidadãos quer às terapêuticas inovadoras, quer aos demais cuidados que necessitem no contexto do SNS.

Mais Recentes

Rita Ribeiro celebra no Teatro Variedades, no Parque Mayer, os 50 anos de carreira

há 2 horas

Peça de teatro 1984 de George Orwell estreia em Aveiro

há 3 horas

Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa ao Alentejo

há 3 horas

É ver para crer: isto não é bruxaria, é Inteligência Artificial!

há 4 horas

Aumentar a libido para diminuir o stress? Sim, é possível

há 20 horas

65% dos consumidores decidem comprar com base nas promoções que surgem na Black Friday e na Cyber Monday

há 20 horas

Novembro traz mais uma edição do ‘UTAD Alumni Wine & Cheese Collection’

há 21 horas

Este hotel tem um desafio para lhe fazer: experimentar a apanha da azeitona à moda alentejana. Aceita?

há 22 horas

Neste restaurante vai encontrar, além de boa comida, um “Altar dos Mortos”: tudo by Chakall

há 23 horas

Há um mercado dedicado a si, verdadeiro amante de chocolate: o melhor é que é gratuito

há 23 horas

Venha connosco e brinde ao Wine Social Club: evento celebra décima edição

há 1 dia

Apetece-lhe um brunch? Este restaurante disponibiliza um dos mais completos com assinatura do chef Vítor Sobral

há 1 dia

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada lançam livro que pretende educar o público jovem para a igualdade de género

há 1 dia

Primeiros Socorros Psicológicos: existem e este manual ensina como devem ser postos em prática

há 2 dias

Orgasmo depois dos 50 anos: conheça as principais dicas e estratégias para o conseguir

há 2 dias

Rum: conheça a história da bebida favorita dos piratas (que está na moda)

há 2 dias

10 factos estranhos (mas verdadeiros) que são difíceis de acreditar

há 2 dias

10 alimentos com quase zero calorias (alguns deles podem surpreender)

há 2 dias

Liam Payne: é lançada hoje a primeira canção póstuma do cantor recentemente falecido

há 2 dias

Da perda de peso até uma maior longevidade: conheça os 10 (incríveis) benefícios de andar a pé

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.