Partilhar

Quase metade dos portugueses não está satisfeita com o seu sorriso. E você?

A saúde oral é uma vertente da saúde que nem sempre é valorizada, mas que pode ter um grande impacto na vida das pessoas.

4 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Consciente deste facto, a Impress procurou conhecer o estado da saúde oral na Europa. A cadeia líder em ortodontia invisível desenvolveu um estudo em quatro países europeus – Portugal, Espanha, Itália e Reino Unido – com o objetivo de compreender qual o estado atual da saúde oral na Europa, e revela agora os resultados. Dos cerca de 6.000 inquiridos, 500 são portugueses, que na sua grande maioria acredita que o custo dos tratamentos dentários não é justo e acessível no país e até que o sistema de saúde não oferece serviços de saúde oral adequados para a população (95,7%). Quase 90% dos inquiridos (88,6%) afirmam que estão a fazer ou já fizeram tratamento ortodôntico, no entanto, 56% dos portugueses sentem ou já sentiram dificuldades financeiras para fazer tratamento ortodôntico, refere a Impress.

Com o objetivo de procurar desenhar aquela que é a realidade por detrás de um sorriso europeu, o questionário lançado pela Impress procurou ainda compreender, entre outras coisas, os hábitos de higiene oral dos inquiridos, histórico de doenças como periodontite ou cáries e ainda possíveis necessidades ou lacunas sentidas. E, apesar de cerca de 82% se mostrar satisfeita com o estado da sua saúde oral, a mesma expressão não é sentida quando se trata da satisfação do sorriso, uma vez que cerca de de 50% se mostram insatisfeitos com o seu sorriso.

No que toca aos hábitos de higiene oral, apesar de acabarem por representar uma grande preocupação por parte dos especialistas, esta pesquisa vem mostrar que apenas 32% utiliza na sua higiene diária quer escova de dentes quer fio dentário e perto de 23% utiliza ainda elixir oral. Ainda assim, perto de 50% dos inquiridos escova os dentes duas vezes por dia e há até quem o faça três ou mais vezes (46%). Independentemente do tipo de higiene adotada, o estudo da Impress desvenda que a grande maioria dos portugueses tem dentição completa (63%) e que apenas 8,8% utilizam prótese dentária.

No que concerne às visitas ao dentista, os portugueses acabam por se revelar conscientes da sua importância. 63% considera muito importante ir ao dentista e fá-lo a cada 6 meses (33.76%) ou pelo menos uma vez por ano (33.12%), enquanto 23% revela que vai mesmo mais de duas vezes por ano. Quanto às limpezas orais, 59% dos portugueses inquiridos afirma que realiza este tipo de tratamentos uma vez por ano.

“Sabemos que as preocupações orais têm vindo a crescer e este estudo é a prova viva dessa necessidade. O estudo que realizámos revela que quase 98% dos portugueses considera que o acesso à saúde é um direito básico e por isso queremos ajudar a colocar este tópico na ordem do dia e a garantir que um direito básico não é inacessível. Há um longo caminho a percorrer no que toca à saúde oral, mas queres ajudar a conquistar mais sorrisos. Na verdade, 52% dos inquiridos revelaram que, se pudessem mudar alguma coisa na sua aparência física, mudariam o seu sorriso – a primeira escolha acima da altura, peso ou cabelo. Se conseguirmos mudar o sorriso de uma pessoa e devolver-lhe a confiança, já é um primeiro passo para a mudança macro que precisamos no setor.”, afirma Susana Fontes, CEO da Impress em Portugal.

A educação e o apoio à saúde oral são também indicadores em falta, segundo os resultados do estudo. 58% acredita que não há informação suficiente disponível para que as pessoas saibam como cuidar da saúde oral e, portanto, 96.5% dos inquiridos acredita que a educação sobre saúde oral deveria ser mais valorizada nas escolas.

 

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 10 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 11 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 12 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 12 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 13 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 13 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 13 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 14 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 14 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 14 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 15 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 16 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 16 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 17 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 17 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 18 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 19 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 19 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 20 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.