O desporto é uma realidade para muitas pessoas, quer seja federado ou amador, e a incorporação do desporto na rotina diária pode ter um efeito positivo na vida. A prática de exercício físico oferece diversos benefícios, incluindo para a visão. Atividades ao ar livre permitem que os olhos se foquem em distâncias maiores, o que pode ajudar a prevenir a miopia, inclusive o seu aumento, e melhor a saúde visual.
Contudo, durante a prática de desporto, como por exemplo nas modalidades de contacto ou alta velocidade, é essencial garantir a proteção dos olhos. Como 90% do que percebemos depende da visão, o uso de equipamentos oculares adequados desempenha um papel importante na prevenção de lesões e na preservação da saúde ocular. Nesse sentido, a MultiOpticas deixa alguns conselhos:
- Utilização de óculos específicos: os óculos habituais não são aptos para a prática desportiva, desta forma é necessária a prescrição de óculos com uma ergonomia própria e umas lentes de materiais mais resistentes.
- Lentes de contacto: as lentes de contacto podem ser a melhor opção para a prática desportiva por proporcionarem um campo de visão maior.
- Proteção: ao usar lentes pode colocar óculos de proteção solar, no caso de desportos de inverno ou desportos como corrida ou ciclismo, sem qualquer incómodo e escolher o modelo que mais gostar. Além disso, é muito importante proteger os olhos da radiação UV enquanto pratica desporto.
- Usar lágrima artificial: em muitas instalações desportivas, o ar condicionado ou o aquecimento podem causar secura nos olhos. Assim, o uso das lágrimas artificiais manterá o nível adequado de hidratação dos olhos.
- Evite tocar nos olhos com as mãos sujas: Durante o exercício físico é comum o suor escorrer pela cara. Quando isso acontece, muitas pessoas levam as mãos ao rosto para o limpar, contudo, as mãos sujam pelo contato com o meio ambiente e com as outras pessoas, pelo que deve existir cuidado para não transmitir micro-organismos que podem causar infeções para os olhos.