Considerada símbolo do progresso e da inovação da China em infraestruturas, a ponte sobre o desfiladeiro do rio Dadong em Chongqing, na China, é um pesadelo para quem precisa de a atravessr, principalmente em dias de vento forte.
Ela estende-se por 240 metros e tem 12 metros de largura, mas uma fila única que comporta apenas um veículo de cada vez.
Suspensa a cerca de 300 metros acima do rio, não tem torres ou bases para suporte, sendo amparada apenas por quatro cabos de aço, para sustentar veículos de até 45 toneladas.
Aliás, caminhões e máquinas de construção são os únicos tipos de veículo permitidos na ponte suspensa, pois transportam equipamentos e trabalhadores para a gigantesca Ponte Shuangbao.
O tráfego de carros comuns está proibido e a ponte sobre o desfiladeiro do rio Dadong é um projeto temporário, realizado apenas para dar suporte à ponte Shuangbao.
Quando estiver em pleno funcionamento, esta fará o trânsito sobre os rios Dadonghe e Xiaohegou, que são parte importante da hidrografia da província de Sichuan e desempenham papéis-chave nos ecossistemas locais.