Partilhar

Quem o avisa seu amigo é: esta é a ‘armadilha’ que os supermercados usam para vender mais

São muitas as diferentes estratégias para seduzir e aumentar as compras dos clientes. 

14 Outubro 2024
Forever Young

O objetivo dos estabelecimentos é obter o maior lucro possível e para tal aplicam todas as medidas para atrair a atenção do consumidor. Porém, do lado oposto está o cliente que deseja obter os itens de que precisa pelo melhor preço possível.

Desde mudar a localização dos produtos básicos até brincar com as cores , essas são apenas algumas das estratégias de marketing mais comuns utilizadas pelas grandes lojas para aumentar as vendas.

Estratégias de marketing que os supermercados utilizam para atrair a atenção dos clientes e incentivar as compras

Um dos truques mais comuns para atrair clientes é utilizar cartazes promocionais na entrada do supermercado para dar a impressão de que os preços são especialmente baixos.

Da mesma forma, o vermelho é fundamental para destacar produtos baratos e promocionais, já que existem muitos cartazes desta cor e a nossa mente associa-o a descontos.

A posição de produtos também desempenha um papel importante. Juntar itens complementares para que sejam adquiridos na mesma altura costuma ser uma estratégia muito utilizada por grandes lojas. Por exemplo, coloque a massa ao lado do molho.

Outra técnica muito útil é colocar ao nível dos olhos os produtos caros e os produtos de marca branca mais baratos e sofisticados, com o objetivo de que o cliente chegue primeiro a estes últimos.

Chocolates e doces , em geral, costumam ficar a uma altura acessível para que os mais pequenos possam agarrar neles sem problemas.

Os itens essenciais geralmente são colocados no final da loja para que o consumidor percorra mais corredores e veja os chamados ‘ produtos irracionais’ , que são aqueles que não tinha planeado comprar mas que acabam no carrinho das compras.

Outro aspeto que convida à compra são as ofertas 3×2, 2×1 ou descontos de 25% em produtos com prazo de validade prestes a expirar.

Os supermercados também tocam música para gerir as ações dos consumidores. Embora possamos pensar que esta escolha é aleatória, a verdade é que, segundo um estudo de Charles Areni e David Kim publicado em 1993, a música mais lenta incentiva-nos a ir mais devagar e com calma no processo de compra, enquanto a música mais rápida nos faz comprar muito mais rápido e com mais urgência.

Mais Recentes

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 2 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 3 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 17 horas

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 18 horas

A monarquia britânica e algumas das suas particularidades verdadeiramente espantosas

há 20 horas

Quer chegar aos 90 anos? Descubra aqui o segredo

há 21 horas

São verdadeiros “meninos da mamã”: conheça os signos mais mimados

há 23 horas

Dia Internacional da Criança com Cancro: Desmistificar possíveis efeitos do pó de talco

há 1 dia

Dia da Síndrome de Angelman: «Para nos recordarmos destas famílias e do que está por fazer»,Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 1 dia

Dia Internacional da Criança com Cancro: «Diagnóstico precoce e a melhoria no acesso aos cuidados podem salvar mais vidas», Maria José Ribeiro, oncologista pediátrica

há 1 dia

Quem sofre mais ao terminar uma relação? Este estudo afirma que são os homens

há 2 dias

Sobre a inevitabilidade da despedida: “O Fim de Chéri”

há 2 dias

Número de utentes sem médico de família aumentou em janeiro: conheça o números

há 2 dias

Bronquite: especialista explica a condição que levou Papa Francisco ao hospital

há 2 dias

Consiga as unhas com que sempre sonhou em segundos pela módica quantia de 1 euro: com os novos vernizes da Primark.

há 2 dias

Cabelo impecável é a promessa desta edição limitada do Lidl: à venda só este fim de semana por pouco mais de 1 euro

há 2 dias

Impressionante: pai filma filho a ser engolido por uma baleia quanto este estava a andar de caiaque (com vídeo)

há 2 dias

Por que ficamos com a pele mais bonita quando estamos apaixonamos?

há 2 dias

Opinião: «O Dia Nacional do Doente Coronário é para os que cá ficam», Carlos Catarino, Fundação Portuguesa de Cardiologia

há 2 dias

Opinião: «Equilibrar a vida pessoal com a vida profissional é uma das maiores ambições da mulher atual», Cláudia Ganhão, coach

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.