Por vezes pode parecer que existe todo um Mundo que separa uma ou várias gerações. A verdade é que sobretudo nas últimas décadas os hábitos e comportamentos dos jovens mudaram radicalmente. É natural. Os avanços tecnológicos e a evolução de uma série de temas culturais, alterou para sempre a forma como as pessoas se relacionam.
Hoje em dia as crianças crescem desde cedo com a “companhia” dos seus smartphones e com um acesso absoluto à internet. Para os adultos, e sobretudo para todos aqueles com mais de 50, pode ser complicado compreender de que forma este simples facto mudou toda a forma como os jovens se comportam, aprendem e desenvolvem socialmente.
Eis algumas sugestões que podem ajudar a que entenda melhor este “Novo Mundo”.
Experimente as redes sociais
Os miúdos que hoje têm 15 anos já nasceram numa altura em que o Facebook existia. Parece estranho, certo? Para estes jovens as redes sociais são algo que faz integralmente parta das suas vidas. É a forma como comunicam com os amigos e com Mundo. É através das “redes” que se informam e que aprendem inúmeras coisas todos os dias.
De forma a procurar perceber de que forma estas plataformas estão a transformar o Mundo é fundamental que experimente conhecer em detalhe esta nova realidade. Não, não precisa de se transformar num “influencer” e começar a fazer posts diariamente, mas pode testar estes serviços e perceber como funcionam. Isto irá inevitavelmente ajudá-lo a perceber melhor os seus netos e a compreender os desafios que o Mundo em geral atravessa.
Mostre interesse pela música atual
Não precisa de ir já a correr comprar o novo álbum dos One Direction! Até porque atualmente é provável que os seus netos já nem comprem CD`s… Hoje em dia o consumo de música acontece na sua maioria nas plataformas digitais de streaming, tais como o Spotify. Aqui podem escolher qualquer música e ouvi-la quando quiserem, as vezes que quiserem.
Experimente aderir a um destes serviços. Explore as novas tendências musicais e tente perceber quem são os músicos e autores mais populares da atualidade. Não precisa de gostar deles ou ser fã destes novos estilos musicais, no entanto pode ser importante como forma de perceber melhor os gostos dos mais jovens. Assim poderá discutir com os seus netos, filhos ou sobrinhos em pé de igualdade. Recomende-lhes alguns dos seus ídolos e músicos preferidos e permita que eles também lhe sugiram alguns interpretes que mais gostam.
Veja filmes destinados aos mais jovens
Quais são os temas discutidos no filme? Como se comportam os jovens nestes filmes juvenis? É óbvio que não estamos a propor que faça todo um estudo sociológico sobre este tópico, mas compreender melhor estes filmes podem ajudá-lo a compreender também melhor o mundo que o rodeia.
No fundo as histórias retratadas pelo cinema costumam ser exatamente um reflexo dos problemas da sociedade. Costumam “falar” sobre a forma como os mais jovens veem o futuro, dos seus medos, ansiedades e objetivos. Isto pode ser uma fonte de informação extremamente relevante para qualquer avô.