<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quer emagrecer? Estes 10 alimentos vão ajudar

13 Julho 2021
Sandra M. Pinto

Os alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias.

Pera

A pera é rica em água e contém 71% de fibras insolúveis, garantindo uma maior sensação de saciedade e melhora do trânsito intestinal. Além disso, o açúcar natural da fruta tira a vontade de comer doces e aumenta gradualmente o açúcar do sangue, o que ajuda a reduzir a fome e a evita o consumo de alimentos açucarados.

Como consumir: para ajudar a emagrecer, deve ser consumida cerca de 20 minutos antes das refeições principais.

Canela

A canela é um condimento aromático que pode causar um efeito termogénico no organismo, podendo aumentar o metabolismo e aumentar o processo de queima de gordura corporal

A canela também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a resistência à insulina, o que também favorece a perda de peso. Outros alimentos que possuem propriedades termogénicas são o gengibre, a pimenta vermelha, o café e o chá de hibisco.

Como consumir: Pode adicionar a canela facilmente em diversas preparações, como frutas, sumos, batidos, café, chá, bolo e bolachas, por exemplo.

Beringela

A beringela, além de ser baixa em calorias, já que 100 gramas possuem apenas 24 calorias, também é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, no combate ao mau colesterol e à má digestão, produzindo sensação de saciedade.

É rica em água, vitaminas e minerais, e pobre em calorias, ajudando a combater a retenção de líquidos e a desinchar o corpo.

Como consumir: é possível preparar a água de beringela e beber ao longo do dia em substituição à água.

Arroz integral

O arroz integral é rico em fibras, ajuda a aumentar a saciedade e faz com que a quantidade de alimentos ingeridos seja menor. Também é rico em vitaminas do complexo B, zinco e selénio, nutrientes antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, a concentração e a memória.

Como consumir: é importante que a quantidade a ser consumida seja controlada, porque apesar de ser um alimento integral, quando se come em excesso passa a ter o efeito contrário.

Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis e proteínas, que dão saciedade e regulam o intestino. Além disso, o seu consumo também ajuda a regular a glicemia e controlar o colesterol alto.

Como consumir: A aveia é bastante versátil, podendo ser consumida na forma de papa ou acrescentada em frutas picadas, vitaminas, bolos e biscoitos.

Farelo de trigo

O farelo de trigo é muito rico em fibras, possuindo 12,5 gramas de fibras por cada 100 gramas do alimento, e tem poucas calorias, podendo ser utilizado para combater a prisão de ventre, ajudar no controle da glicemia e aumentar a saciedade.

Como consumir: como praticamente não altera o sabor dos alimentos, pode ser adicionado em todas as preparações para diminuir a absorção de gordura no intestino.

Morango

O morango, além de possuir poucas calorias, é rico em fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensação de saciedade, diminuindo as quantidades de calorias diárias ingeridas e promovendo a perda de peso. Também é rica em vitamina C, folato e outros compostos fenólicos que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Como consumir: pode ser consumida inteira ou em sumos, podendo inclusive ser utilizada na preparação de sumos detox para melhorar o metabolismo.

Chá verde

O chá verde possui propriedades termogénicas, acelerando o metabolismo e favorecendo a queima de gordura. Isso acontece porque é rico em cafeína, um estimulante que ajuda a queimar gordura durante o exercício. É rico em catequinas, que são potentes antioxidantes que ajudam a melhorar o metabolismo.

Como preparar: deve ser consumido sob orientação de um médico ou nutricionista e para prepará-lo deve adicionar 1 colher da erva num chávena de água a ferver, deixando repousar durante 10 minutos.

Linhaça

A linhaça é rica em antioxidantes e ómega-3, um tipo de gordura boa que ajuda no controle do colesterol e que diminui a inflamação no organismo, facilitando o processo de emagrecimento.

Como consumir: o ideal é consumir os grãos de linhaça triturados ou em forma de farinha, podendo ser adicionada 1 ou 2 colheres de sopa nos cereais, saladas, sumos e iogurtes. Também pode ser acrescentada na preparação de pães, tortas e bolos.

Leguminosas

As leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico são fontes de proteínas e fibras alimentares, que aumentam a saciedade e combatem a prisão de ventre.

Como consumir: consumir 4 colheres de sopa por dia é o suficiente para obter os benefícios, especialmente quando é consumido juntamente com o arroz integral, pois a combinação forma uma proteína de elevada qualidade.