O ideal é ingerir de 0,8 g a 1 g de proteína para cada quilo de peso do corpo. E, quanto mais velhos ficamos, mais precisamos das proteínas para não enfraquecer os músculos. Para quem vai reduzir o consumo de carne, a BBC dá quatro dicas de quais alimentos podem ser boas fontes alternativas de proteínas.
Ovo
Por ter origem animal, como a carne e o leite, é considerado uma proteína completa, que tem todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. A diferença é que o ovo tem bem menos proteínas do que um bife, pelo que teria de consumir três ovos no lugar de um bife de 100 g.
Quem tem colesterol alto, porém, deve perguntar ao médico se pode fazer essa substituição.
Soja
Assim como os ovos e a carne, tem todos os aminoácidos de que precisamos. E é rica em proteínas: em 100 g de soja há 36 gramas de proteína –mais do que na mesma quantidade de um bife. Pode ser consumida de diversas formas: em grão, proteína ou tofu.
Leguminosas
Feijão, lentilha e grão de bico são leguminosas bastante ricas em proteínas, mas não têm todos os aminoácidos essenciais. Por isso é importante combinar essas leguminosas com outras fontes de proteína, como arroz, quinua ou outros cereais.
Castanhas
A castanha de caju, a castanha do Pará e o amendoim são alguns exemplos de oleaginosas que também podem complementar a ingestão de proteínas.