Cada vez mais focada em oferecer oportunidades de poupança aos seus clientes, a insígnia efetua uma revisão regular dos preços e dos seus processos operacionais, assegurando, assim, que estes conseguem poupar, sem terem de abdicar da qualidade que procuram nas suas compras de supermercado.
Assim, com base em dados da empresa de consultoria Kantar Worldpanel, um cabaz de bens de grande consumo – onde se incluem produtos alimentares, mas também detergentes e produtos de higiene (DPH) – comprado nas lojas do retalhista pode permitir aos portugueses poupar até 623,08 euros por ano – uma poupança que é muito influenciada pelo peso das suas marcas próprias. Numa perspetiva mensal, esta poupança pode ir até aos 51,92€ ao mês e 11,98€ à semana. Esta mesma análise revela que, durante o último ano (de maio de 2023 a abril de 2024), os consumidores que fizessem as suas compras nas lojas ALDI poderiam ter reduzido a despesa anual do seu cabaz de compras em cerca de 18%, em comparação com a média do mercado português.
Com um sortido composto em 85% por marcas próprias, a ALDI continua a apostar no seu portefólio de marcas para responder à forte procura dos consumidores, uma vez que estas têm vindo a ser encaradas, cada vez mais, como uma opção de poupança pelo seu valor acessível face à qualidade apresentada. Uma das formas que o discounter tem para garantir a qualidade referida é através de parcerias duradouras com os seus fornecedores e produtores, dos quais muitos são de origem nacional, em várias categorias, como nas frutas e legumes (90% vêm de fornecedores nacionais) ou na carne fresca. Esta colaboração permite não só um maior controlo da qualidade da oferta, como proporcionar produtos mais sustentáveis aos consumidores.
Adicionalmente, para reforçar o apoio às famílias portuguesas perante o contexto inflacionista, a insígnia tem vindo a implementar diversas ações de poupança desde o início do ano. Em janeiro, perante o fim da medida “IVA zero”, anunciou a campanha “STOP IVA”, onde descontou o valor igual ao do IVA em mais de 300 artigos de marcas próprias. No seguimento desta, lançou também a campanha “Sempre a Encher”, onde reduziu novamente os preços e garantiu a possibilidade de os consumidores adquirirem um cabaz económico, composto por mais de 50 produtos, por apenas 86,75€. Atualmente, tem em vigor a ação “STOP Inflação”, que consiste numa nova
baixa de preço a mais de 200 artigos essenciais.