Partilhar

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

Com a chegada do inverno, muitas famílias deparam-se com o aumento das despesas energéticas, sobretudo devido à diminuição das temperaturas e posterior necessidade de tornar as casas mais quentes e confortáveis.

18 Fevereiro 2025
Forever Young

Para dar a volta a esta questão, a UCI apresenta seis dicas que ajudam as famílias a poupar energia, e, assim, reduzir o valor das contas de eletricidade.

Algumas soluções são mais eficazes e têm efeitos a longo prazo, mas também exigem um investimento maior, que pode ser feito com o recurso a capitais próprios ou a crédito para obras, podendo ainda beneficiar de alguns apoios como o Fundo Ambiental:

Isolamento de paredes e coberturas – A maioria das casas em Portugal, especialmente as anteriores a 1990, não possuem isolamento, o que permite uma grande perda de calor do interior da casa para o exterior no inverno. Apostar no isolamento das paredes melhora o conforto térmico da sua casa, torna-a num espaço mais saudável, permite-lhe reduzir as faturas de energia e ainda aumenta o isolamento acústico. Mas é importante não esquecer as coberturas, que são responsáveis por 30% das perdas de calor de uma habitação, sendo por isso um elemento fundamental para assegurar o conforto térmico em casa.

Instalação de janelas eficientes – Segundo dados da ADENE, cerca de 75% das janelas em Portugal têm vidros simples, pouco eficientes, o que prejudica o isolamento térmico das habitações, sendo recomendável a instalação de janelas eficientes que diminuam a perda de calor para o exterior. No site do Fundo Ambiental, na Plataforma Vales de Eficiência, pode encontrar uma listagem de fornecedores de janelas eficientes que pode ajudar no processo.

Outras soluções são mais em conta, que permitem também poupar energia, e que podem ajudar a compensar os maiores consumos de energia com o aquecimento no inverno:

Optar por lâmpadas LED – As lâmpadas LED consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas tradicionais. Por isso mesmo, uma das formas mais eficazes, baratas e rápidas de poupança de energia é substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED. E claro, sempre que possível, aproveite a luz solar.

Aplicar vedantes em portas e janelas – O isolamento térmico é, sem dúvida, a melhor opção no que toca a melhorar a performance energética das habitações, no entanto, é também das mais caras. Contudo, pode optar por aplicar vedantes em portas e janelas, de forma a evitar a perda de calor ou de ar condicionado. Com a instalação de vedantes, é possível bloquear as correntes de ar, de modo a melhorar a eficiência energética e, por sua vez, diminuir os custos com aquecimento ou refrigeração.

Desligar aparelhos em standby – Ao contrário do que se possa pensar, os aparelhos em modo standby continuam a consumir energia. Por isso, para reduzir a sua fatura energética, deve mesmo desligar todos os aparelhos quando não estiverem a ser usados, o que pode fazer, por exemplo, recorrendo a extensões com interruptores.

Escolher eletrodomésticos eficientes – Sempre que comprar um novo eletrodoméstico, opte por equipamentos com classificação energética A ou superior. Estes consomem menos energia, o que se traduz em poupanças significativas a longo prazo.

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 26 minutos

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 1 hora

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 2 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 3 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 4 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 5 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 6 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.