O Doutor Finanças, acaba de disponibilizar o Simulador de Salário Líquido para 2023.
As novas tabelas de retenção na fonte vão ter impacto nos rendimentos já a partir de janeiro. O simulador de salário líquido vai permitir a cada pessoa perceber qual o impacto das novas tabelas no seu rendimento.
“O início do ano traz, muitas vezes, novidades ao nível dos rendimentos, seja apenas pela alteração das tabelas de retenção na fonte, seja por revisões de rendimento. Independentemente das potenciais alterações, o simulador de salário líquido permite que cada um de nós saiba exatamente com o que contar. Num ano que se avizinha desafiante, quer pelo aumento do custo de vida, quer pela subida dos juros, esta consciência torna-se especialmente revelante”, salienta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.
Em 2023, há algumas alterações com impacto nos rendimentos líquidos das pessoas. Com o aumento do salário mínimo, só os rendimentos a partir dos 762 euros fazem descontos para o IRS. Além disso, as próprias tabelas de retenção na fonte sofreram alterações, pelo que a maior parte das pessoas terá mudanças no salário líquido.
Além disso, o Governo propôs ao setor privado um aumento médio dos salários em 2023 de 5,1% e elevou o valor máximo de subsídio de alimentação isento do pagamento de impostos.
Ainda que estas medidas não impliquem aumentos obrigatórios por parte das empresas, é possível que algumas decidam avançar com alterações ao nível dos subsídios ou do salário base, sendo importante perceber qual o impacto no rendimento líquido.
Em 2023 há ainda outra alteração: as tabelas de retenção na fonte são diferentes no primeiro e segundo semestre do ano. O simulador de salário líquido disponível só contempla as tabelas de retenção do primeiro semestre.
Assim que o primeiro semestre de 2023 chegar ao fim, entra em vigor um novo modelo de tabelas de retenção na fonte, que funciona com uma lógica semelhante à da liquidação anual do imposto.
“Através do simulador de salário líquido 2023, podemos descobrir o valor exato que vamos receber e descontar para o IRS e Segurança Social. Além disso, se tivermos outros rendimentos, seja subsídio de refeição, duodécimos ou outros rendimentos, basta preencher os campos com os valores corretos para sabermos qual o valor do nosso salário líquido”, refere ainda o responsável.
Através desta ferramenta, podemos simular vários cenários. É possível perceber qual o impacto de recebermos subsídios de Natal e férias em duodécimos ou por inteiro, bem como de recebermos o subsídio de refeição em cartão ou dinheiro.
Já se o ordenado incluir outras componentes, sejam estas isentas ou não de impostos, também é possível apurarmos o valor final que vai cair na nossa conta ao fim do mês. Para tal, basta garantir que colocamos os valores corretos, nos campos certos.
Para conseguirmos calcular o valor final do nosso salário líquido em 2023, precisamos de ter em nossa posse o seguinte:
- Salário bruto (valor do salário base);
- Situação familiar (Solteiro, casado, um ou dois titulares);
- Dependentes (nenhum ou o número de dependentes);
- Subsídio de Natal e Férias (dois subsídios por inteiro; 50% de um subsídio por duodécimos; 50% dos dois subsídios em duodécimos ou 1 subsídio completo em duodécimo; dois subsídios por inteiro em duodécimos);
- Se tem ou não o subsídio de alimentação (valor do subsídio, método de pagamento que pode ser dinheiro ou vale/cartão refeição);
- Outros rendimentos sujeitos ou não a IRS (retenção na fonte) e Segurança Social.
O Doutor Finanças disponibiliza ainda o Simulador de Salário Líquido 2022, que podemos continuar a utilizar e perceber qual a diferença comparativamente com 2023.