Uma das razões para a ligação entre otimismo e bem-estar é a maneira como os otimistas lidam com os problemas.
Eles geralmente são mais propensos a se envolverem em comportamentos orientados para metas porque estão mais confiantes de que podem atingir esses objetivos.
Portanto, os otimistas parecem envolver-se em métodos mais saudáveis, como considerar e implementar soluções práticas para os problemas. Isso contrasta com os pessimistas que tendem a envolver-se em métodos evitativos, como a distração.
Como podemos ser mais otimistas?
Embora o otimismo às vezes seja considerado uma característica que pode não mudar muito com o tempo, temos algum poder para mudar o nosso nível de otimismo.
1. Escolha sua própria versão de otimismo.
Não há necessidade de ser otimista o tempo todo em todos os cenários. Em vez disso, tente incorporar lentamente novas ideias otimistas à sua visão do mundo de uma forma que lhe pareça autêntica.
2. Comece a questionar pensamentos pessimistas.
Às vezes, dizemos a nós mesmos que os nossos pensamentos pessimistas são pensamentos realistas. Mas lembre-se, pensamentos não são fatos. Se você estiver atolado numa negatividade tente fazer uma pausa e questionar os seus pensamentos.
3. Cerque-se de outros otimistas.
Estar perto de outras pessoas que são otimistas pode ajudá-lo a aprender novos truques e a descobrir como os outros encontram o lado positivo, mesmo em situações negativas. O simples fato de estar perto de um otimista pode nos tornar mais otimistas.
4. Não force o otimismo.
Tornar-se mais otimista é como qualquer novo hábito: requer motivação e prática. Pode parecer um pouco anormal no início. Experimente quando se sentir confortável, mas não se preocupe em sair muito da sua zona de conforto no início.