O facto de as pessoas viverem cada vez mais faz com que as noções relacionadas com a idade e o envelhecimento estejam em constante alteração. Antes, quando as pessoas chegavam aos cinquenta anos pensava-se que tinham chegado à meia-idade.
No entanto, com a evolução da medicina e o apoio da tecnologia esta tornou-se uma crença obsoleta e têm sido muito utilizadas expressões como “os cinquenta são os novos quarenta”.
Comece a aceitar os seus erros
Todos cometemos erros. É com eles que aprendemos a melhorar tudo o que fazemos e garantimos que no futuro já estamos de sobreaviso para não os repetir. Os erros servem para isso mesmo: aprender com eles e seguir em frente.
Os psicólogos dizem que a autocompaixão (a capacidade de nos perdoarmos e aprendermos com os nossos erros) é a chave do sucesso. Isto porque as pessoas que praticam a autocompaixão veem as suas fraquezas como mutáveis e tentam evitar cometer os mesmos erros no futuro.
Pare de tentar agradar a todos
Já chegou a uma fase da maturidade em que os seus amigos e contactos são escolhidos com maior cuidado. Sobretudo evite aquelas pessoas que não são simpáticas consigo.
Vivemos na época das redes sociais, onde estamos cheios de “amigos”. Independentemente do número de “amigos” que tenha, lembre-se que é impossível agradar a todos e que o mais importante é investir o seu tempo com aqueles que o fazem feliz.
Seja feliz com o que tem
A palavra-chave deste ponto é gratidão. As pessoas que conseguem estar satisfeitas com o que têm podem ter uma vida feliz.
Pesquisas sugerem que o importante é saber apreciar o que se tem, pois isso pode aumentar a felicidade, ao mesmo tempo que diminui os sentimentos negativos.
Vá atrás do seu grande sonho
Não demore a perseguir os seus objetivos de vida. Esta pode ser a altura ideal para o fazer. A experiência de vida que já tem, a autonomia e estabilidade de que provavelmente já goza nesta etapa da vida podem permitir para ir atrás daquele objetivo com que sempre sonhou.
Continue ou comece a guardar dinheiro
Para o ajudar na dica anterior, aproveitar uma reforma sem preocupações ou simplesmente para fazer uma viagem todos os anos, esta é uma dica transversal a todas as etapas da vida.
Não é por chegar aos 50 que deve acabar com este hábito. Quanto mais tiver acumulado, melhor se vai sentir para perseguir os seus próprios objetivos.
Faça exercício físico regularmente
Tente mexer-se o máximo que conseguir. Não interessa verdadeiramente que tipo de exercício faz – corrida, ciclismo, levantamento de pesos, saltar, nadar, andar -, desde que implique algum movimento.
Crie ou mantenha uma rotina de sono
Se não tiver já uma rotina de sono, em que se deita e levanta sempre à mesma hora, está na hora de começar.
Pode ser tentador querer aproveitar os fins de semana para dormir um pouco mais do que durante a semana. No entanto, os especialistas aconselham a não o fazer, pois isso faz com que seu organismo esteja numa constante adaptação a diferentes rotinas, algo que não é considerado saudável.
Deixe de fumar
Se ainda não o fez, nunca é tarde para deixar de fumar. Diversos estudos científicos alertam para o facto de fumar ser um vício prejudicial para a saúde, que pode inclusive aumentar os riscos de uma mortalidade precoce.