Em Portugal, cuja lei segue a diretiva europeia sobre comércio eletrónico, as compras realizadas através de lojas online podem ser devolvidas, sem que o consumidor tenha de oferecer qualquer justificação, até 14 dias após a compra.
No entanto, muitos websites oferecem prazos ainda maiores e, durante a época natalícia, é frequente vermos a possibilidade de devolver produtos adquiridos em dezembro (por vezes, mesmo em novembro!) até ao dia 31 de janeiro do ano seguinte.
Isto porque muitas destas compras tiveram que ser realizadas antecipadamente, mas só serão recebidas pelos seus verdadeiros destinatários na noite de 24 para 25 de dezembro, dado serem prendas de Natal. Desta forma, em caso de necessidade – ou porque o produto não funciona, chegou danificado ou tem o tamanho errado, por exemplo – as lojas aceitam a devolução até ao dia 31 de janeiro.
Se está perante uma situação em que tem de devolver uma compra realizada online até ao final deste mês, a InPost, empresa líder europeia em entregas não-domiciliárias, tem algumas dicas para si:
- Atenção à embalagem
É fundamental embalar e acondicionar os seus produtos cuidadosamente, para garantir que chegam ao seu destino em perfeitas condições e sem ocupar demasiado espaço.
Se necessário, adquira uma embalagem específica para o efeito e não se esqueça de utilizar materiais capazes de absorver impactos durante o transporte – utilize folhas de papel amarrotado, por exemplo, e evite usar matérias plásticas.
- Cuidado com as etiquetas
Depois da embalagem, as etiquetas são muito importantes. Siga as indicações de devolução da loja (que podem obrigar a incluir determinada informação impressa dentro da embalagem) e escreva, ou imprima, de forma bem clara, o endereço do destinatário bem como as suas informações de remetente.
As etiquetas também desempenham um papel importante na proteção do produto: caso necessário, use etiquetas de precaução e sinais de manusear com cuidado, para alertar os transportadores de que a embalagem é frágil.
- Escolha um envio não-domiciliário
Muitas lojas online, sobretudo pequenos comerciantes, oferecem frequentemente a possibilidade de devolver a sua encomenda usando para isso uma rede logística de entregas não-domiciliárias.
Se isso for uma possibilidade, utilize-a. De acordo com um estudo realizado na cidade de Saragoça pela South Pole uma empresa de consultoria especializada em alterações climáticas e desenvolvimento de projetos, os consumidores poderiam poupar até 63g de CO2 se optassem pelo serviço de entrega não-domiciliária da InPost, o que representa uma redução potencial de até 86% das emissões poluentes por encomenda entregue neste modelo, em comparação com as entregas tradicionais porta-a-porta.