Partilhar

Reclamações de utentes sobem 27% face a 2022. Setor privado lidera queixas

Falamos de saúde

14 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Numa altura em que se debate a reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que o setor público está a ser assolado por uma onda de greves da classe médica, uma análise do Portal da Queixa revela que a insatisfação dos utentes com o setor da saúde também tem vindo a agudizar-se, traduzindo-se no aumento do número de reclamações registadas na plataforma, em comparação com o ano passado.

Entre janeiro e os primeiros dez dias de setembro deste ano, foram apresentadas no Portal da Queixa 2.690 reclamações dirigidas aos prestadores de cuidados de saúde públicos e privados, um crescimento na ordem dos 27%, comparativamente com o período homólogo de 2022, onde se observaram 2.125 queixas.

De acordo com a análise do Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação dos utentes dirigidos às entidades de saúde do sistema público e privado estão: o tempo de espera/demora no atendimento, a gerar 21.2% das queixas, com casos de utentes a reclamarem da demora para realização do atendimento, quer consultas, exames ou tratamentos. O mau desempenho dos profissionais de saúde é o segundo caso mais reportado e absorve 17.3% das reclamações. São denúncias de utentes dirigidas a médicos, enfermeiros e auxiliares sobre mau atendimento, negligência, descaso, etc.

A motivar 8,8% das queixas está a falta de informação, onde é apontada a dificuldade em obter informações, resultados de exames e relatórios médicos que deveriam ser fornecidos pela entidade.

A cobrança indevida – reclamações no âmbito de erros com pagamentos – acolhe uma fatia de 8.1%. As dificuldades de contacto com as entidades de saúde via telefone, e-mail e outros canais, geraram 7.5% das ocorrências apresentadas no período em análise.

 

Especialidades mais reclamadas em 2023

No que se refere às especialidades que absorveram mais reclamações, a Obstetrícia lidera com 14.5% das queixas. Segue-se a Pediatria com 10.7% dos casos relatados. Já 7.3% das reclamações foram geradas por ocorrências nas Urgências e 5.9% são apontadas à especialidade de Ortopedia.

Segundo aferiram os dados analisados, 55.2% das reclamações tiveram como alvo os prestadores de cuidados de saúde privados, sendo que o setor público foi alvo de 44.8% das queixas.

 

SNS: principais motivos de queixa

Uma análise mais detalhada às reclamações dirigidas ao SNS, permitiu apurar quais os principais problemas reportados pelos utentes. Mau atendimento (32.1%); demora no atendimento (13.8%); problemas com a marcação de consultas e exames (11.1%); dificuldades no contacto com as entidades (11.1%) e falta de informação (7%).

De referir que, os indicadores de performance do SNS perante os problemas reportados no Portal da Queixa, revelam que a instituição tem um baixo Índice de Satisfação pontuado pelos consumidores em 11.2 (em 100). Apresenta uma taxa de solução de apenas 9.8% e uma taxa de resposta de 9.6%. As reclamações contra o SNS, na avaliação dos utilizadores, obtêm uma nota média de 3.77 (de 1 a 10), sendo que 60.8% dos cidadãos revelaram a intenção de não voltar a recorrer aos serviços da entidade.

 

Mais Recentes

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 2 horas

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 4 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 4 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 21 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 21 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 22 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 23 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 23 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 24 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 1 dia

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 dia

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 1 dia

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 1 dia

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 1 dia

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 1 dia

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.