O desporto que vários especialistas concordam em destacar para esta idade é o ‘ spining ’, porque é o mais completo. Assim, as aulas realizadas em bicicleta ergométrica permitem tonificar braços e pernas, fortalecer o coração, ganhar resistência e força e queimar calorias para perder peso e ganhar coordenação. Na prática, muitos músculos são beneficiados, como panturrilhas e glúteos, mas também quadríceps, isquiotibiais e em geral as costas.
Não exige grande flexibilidade, preparação ou complexidade: normalmente são realizadas sessões de 30 minutos ou uma hora e alguns professores acrescentam exercícios paralelos com halteres ou pesos à pedalada. Além disso, por ter baixo impacto acaba causando poucos danos às articulações e por isso é recomendado para maiores de 50 anos.
Recomendações para começar
-
Coma algo duas horas antes do treino.
-
Traga uma garrafa de água.
-
Calçado adequado para prática desportiva.
-
Venha com tempo para preparar a bicicleta.
Além disso, uma vez dentro da aula, você é que deve controlar o ritmo. O professor incentivará a aumentar o ritmo e a resistência, mas o melhor no spinning é conhecer e marcar a potência utilizada, independente do que os outros façam. Se surgirem dificuldades, o melhor é desacelerar, mas manter o movimento das pernas, mesmo que seja muito suave.