Quando pensamos em fazer um lanche, geralmente pensamos em salgadinhos e diversos alimentos ultraprocessados, os quais não são recomendados para consumo diário ou frequente.
No entanto, existem algumas opções mais saudáveis que, embora não devem ser consumidas em excesso, são preferíveis aos alimentos ultraprocessados. Exemplos disso podem ser as nozes ou as azeitonas , tanto verdes quanto pretas.
Alguns especialistas defendem os benefícios para a saúde das azeitonas, tão típicas em Portugal. Este alimento não só tem um sabor delicioso, como pode ser combinado com outros ingredientes.
Ao nível do efeito positivo na saúde, esse reflete-se especialmente nos níveis de açúcar no sangue, no coração e na função intestinal.
Quanto à diferença de cor, segundo a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), esta deve-se ao fato de que as verdes «são colhidas antes que o fruto adquira a coloração dourada ou avermelhada típica do início da maturação», geralmente em setembro, e as pretas são colhidas «em plena maturação ou pouco antes», em dezembro.
O valor nutricional das uvas pretas é maior que o das verdes «devido à sua maior retenção na árvore».
«São frutas gordurosas, com 70% da sua gordura sendo monoinsaturada. O ácido oleico (99% dos ácidos graxos monoinsaturados) é responsável por muitos dos benefícios das azeitonas para a saúde», avança o mesmo organismo.
Entre os principais benefícios das azeitonas está o fato de serem fonte de fibras , cobrindo entre 4 e 6% dos objetivos nutricionais, além de vitamina E , que contribui para a proteção das células contra os danos oxidativos.
Entretanto, pessoas com hipertensão, conforme determina a FEN, devem limitar o seu consumo devido ao seu teor excessivo de sódio.
É justamente o seu teor de fibras e gordura saudável que retarda a absorção de glicose, «estabilizando os níveis de açúcar no sangue e limitando as flutuações de insulina».
Há quem associe ainda outros benefícios, como redução do colesterol mau, proteção contra doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão devido ao seu teor de gordura monoinsaturada.