Os serviços ferroviários europeus ficam aquém das expectativas e os preços elevados dos bilhetes não se traduzem necessariamente em serviços de maior qualidade, segundo um novo relatório.
O inquérito do grupo de campanha Transport and Environment (T&E) classificou 27 operadoras ferroviárias diferentes em todo o continente. Cada uma delas foi avaliada em oito critérios diferentes: preços dos bilhetes, tarifas especiais e reduções, fiabilidade, experiência de reserva, políticas de compensação, experiência do viajante, comboios noturnos e política de utilização de bicicletas, avança a Euronews.
Esta avaliação surge no meio de um consenso crescente de que as viagens de comboio na Europa precisam de ser melhoradas, tendo a T&E afirmado que esta avaliação sublinha a necessidade de reformas em todo o sector.
«A italiana Trenitalia ficou no topo da classificação do T&E, obtendo uma pontuação média de 7,7 em 10, com o operador a destacar-se pela sua experiência de viagem. Segue-se a SBB da Suíça, com uma pontuação de 7,4, que foi considerada a empresa com os comboios mais pontuais da Europa».
«A Eurostar ficou no fim da lista com uma pontuação média de 4,9 em 10 nos oito critérios. Segundo a T&E, isto reflete os seus preços elevados – que valem 25% da pontuação – e a fraca fiabilidade», refere a noticia.
Nos três primeiros lugares, a SBB da Suíça lidera em termos de fiabilidade, juntamente com a SNCB da Bélgica e a Renfe de Espanha.
A Deutsche Bahn da Alemanha, a CP de Portugal e a Snälltåget da Suécia são as empresas que apresentam as taxas mais baixas de fiabilidade.