Revelação importante: se tem tatuagens saiba que corre mais riscos de ter este tipo de cancro, e não é o de pele

O corpo percebe a tinta da tatuagem como algo estranho que precisa de ser removido, e a tatuagem desencadeia uma resposta imunológica que faz com que uma grande fração das partículas de tinta acabe nos gânglios linfáticos

Durante muitos anos, o arrependimento foi considerado o efeito colateral mais grave das tatuagens. Mas um novo estudo sugere que pode haver coisas muito piores com que se preocupar.

As tatuagens são um meio comum de expressar identidade ou celebrar marcos da vida . No entanto, sabemos muito pouco sobre os efeitos na saúde a longo prazo . Os produtos químicos perigosos presentes na tinta das tatuagens têm recebido atenção na Europa nos últimos dez anos. Ao mesmo tempo, pesquisas mostraram que a tinta injetada na pele não permanece ali.

O corpo percebe a tinta da tatuagem como algo estranho que precisa ser removido, e a tatuagem desencadeia uma resposta imunológica que faz com que uma grande fração das partículas de tinta acabe nos gânglios linfáticos. Mas faltava a última peça do quebra-cabeça : como é que a tinta de tatuagem depositada no sistema linfático afeta a saúde das pessoas ?

A Universidade de Lund, na Suécia, realizou um estudo para responder se fazer tatuagens poderia aumentar o risco de linfoma maligno, uma forma rara de cancro que afeta os glóbulos brancos (linfócitos). O estudo foi publicado no início de junho na revista eClinicalMedicine .

Com uma população em que mais de um em cada cinco está tatuado, a Suécia é um dos países mais tatuados do mundo. O país também tem uma longa tradição de manutenção de registos populacionais.

O estudo incluiu todas as pessoas na Suécia que foram diagnosticadas com linfoma entre 20 e 60 anos entre 2007 e 2017. Para cada pessoa com linfoma, foram identificadas três pessoas aleatórias do mesmo sexo e idade, mas sem linfoma.

Os investigadores descobriram que pessoas tatuadas tinham um risco 21% maior de desenvolver linfoma do que pessoas sem tatuagens, depois de levar em consideração o tabagismo e o nível educacional.

Ler Mais