A caracterização do quadro clínico é feita com base nos sintomas, que são bastante semelhantes. Mesmo assim, é verdade que pode haver algumas diferenças subtis indicativas das espécies virais específicas, de acordo com o portal Healthline.
Os rinovírus são o patógeno responsável pela maioria das gripes e, de acordo com a American Lung Association, representam entre 10 e 40% de todos os casos. Geralmente são infeções muito leves e resolvem-se sozinhas, mas também são altamente contagiosas.
Por outro lado, existem cerca de seis tipos de coronavírus sazonais que causam constipações comuns (e sim, o SARS CoV-2, que causa a covid-19, está entre eles). Frequentemente causam sintomas leves a moderados, num quadro patológico chamado de síndrome respiratória aguda grave (SARS).
Também notáveis são os vírus da parainfluenza humana, um grupo de paramixovírus que causa sintomas com mais frequência em crianças e idosos . Normalmente, os sintomas são semelhantes aos da gripe causados por rinovírus, incluindo dor de garganta, espirros e congestão nasal.
Outra classe comum de vírus capazes de causar gripes são os adenovírus , dos quais existem cerca de 50 espécies diferentes. Embora geralmente causem esse tipo de infeção leve, deve-se ressaltar que também podem desencadear complicações mais graves, como bronquite ou pneumonia. São frequentemente a causa da conjuntivite, infeções oculares leves a moderadas.
Por fim, o vírus sincicial respiratório é muito semelhante aos rinovírus. É uma espécie muito contagiosa que na maioria dos casos é muito leve em adultos, mas em crianças muito pequenas, adultos e pessoas imunocomprometidas é a principal causa de bronquite e bronquiolite , duas complicações graves.