<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Rinovírus, coronavírus, adenovírus: conheça os sintomas e o que distingue os diferentes tipos de gripes

27 Janeiro 2025
Forever Young

As gripes são um dos principais motivos de consulta médica nesta altura do ano. Existem muitas infeções diferentes, mas com sintomas semelhantes.

A caracterização do quadro clínico é feita com base nos sintomas, que são bastante semelhantes. Mesmo assim, é verdade que pode haver algumas diferenças subtis indicativas das espécies virais específicas, de acordo com o portal Healthline.

Os rinovírus são o patógeno responsável pela maioria das gripes e, de acordo com a American Lung Association, representam entre 10 e 40% de todos os casos. Geralmente são infeções muito leves e resolvem-se sozinhas, mas também são altamente contagiosas.

Por outro lado, existem cerca de seis tipos de coronavírus sazonais que causam constipações comuns (e sim, o SARS CoV-2, que causa a covid-19, está entre eles). Frequentemente causam sintomas leves a moderados, num quadro patológico chamado de síndrome respiratória aguda grave (SARS).

Também notáveis ​​são os vírus da parainfluenza humana, um grupo de paramixovírus que causa sintomas com mais frequência em crianças e idosos . Normalmente, os sintomas são semelhantes aos da gripe causados ​​por rinovírus, incluindo dor de garganta, espirros e congestão nasal.

Outra classe comum de vírus capazes de causar gripes são os adenovírus , dos quais existem cerca de 50 espécies diferentes. Embora geralmente causem esse tipo de infeção leve, deve-se ressaltar que também podem desencadear complicações mais graves, como bronquite ou pneumonia. São frequentemente a causa da conjuntivite, infeções oculares leves a moderadas.

Por fim, o vírus sincicial respiratório é muito semelhante aos rinovírus. É uma espécie muito contagiosa que na maioria dos casos é muito leve em adultos, mas em crianças muito pequenas, adultos e pessoas imunocomprometidas é a principal causa de bronquite e bronquiolite , duas complicações graves.