Partilhar

Rui Moreira convoca Assembleia Municipal para discutir segurança no Porto

“Quando dizemos que o Porto é um barril de pólvora estamos a gerar insegurança porque não corresponde aos dados que temos”

27 Setembro 2023
Forever Young

O presidente da Câmara do Porto adiantou hoje que vai encomendar um estudo para perceber a perceção de insegurança sentida na cidade e que o movimento independente vai convocar uma Assembleia Municipal para discutir a segurança, avança a Lusa.

“Já encarreguei os serviços municipais no sentido de que seja feito um estudo sobre a perceção e fatores de insegurança na cidade do Porto”, afirmou o presidente da Câmara do Porto.

Rui Moreira, que falava à Lusa na sequência da audição da secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, na Comissão Parlamentar, adiantou que as soluções para combater os problemas sentidos na cidade não podem ter por base “opiniões avulsas e de observação”.

Segundo o autarca, o movimento independente “Aqui há Porto! também convocar uma Assembleia Municipal potestativa para discutir esta matéria e “os epifenómenos” relacionados, nomeadamente a noite, o tráfico e consumo de droga e o contingente policial.

“O município do Porto não se tem poupado a esforços no sentido de ajudar as autoridades competentes pela proteção e segurança”, referiu, elencando respostas como a aquisição de viaturas para a PSP, a esquadra a ser construída no antigo Matadouro, a videovigilância e a sala de consumo vigiado.

“Se acabam sempre por nos apontar o dedo (…) acho que é boa altura de pedirmos à Assembleia Municipal que se debruce sobre esta matéria, para que aquela avaliação que foi feita no parlamento pelos partidos, legitimamente, também seja feita pelas forças políticas da cidade”, observou.

Já quanto às declarações da secretária de Estado da Administração Interna na Comissão Parlamentar, Rui Moreira considerou que “há sempre uma tentativa de meter a cabeça na areia” e atribuir responsabilidades à autarquia.

“Quiseram discutir este assunto no parlamento, muito bem, compete ao presidente da Câmara do Porto dizer ‘bom, mas eu quero que discutam no parlamento da minha cidade’”, referiu, dizendo que este é “um modelo mais democrático”.

“É um modelo mais democrático até porque a minha força política [movimento independente] não tem maioria na Assembleia Municipal”, afirmou, dizendo que o debate naquele órgão municipal será liderado por “pessoas que conhecem a cidade e não fazem comentários provocatórios sobre a cidade como alguns que ouvi”.

Isabel Oneto substituiu hoje o ministro da Administração Interna na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Na audição, cujo debate se centrou na falta de capacidade operacional da PSP na cidade do Porto, na sequência de um requerimento apresentado pelo PSD, a secretária de Estado defendeu que, no combate ao tráfico de droga, é necessário trabalhar com as autarquias e acabar com os bairros degradados que potenciam comportamentos desviantes, e disse ser também preciso “olhar com serenidade” para os dados sobre a segurança interna.

“Quando dizemos que o Porto é um barril de pólvora estamos a gerar insegurança porque não corresponde aos dados que temos”, referiu, destacando que, no ano passado, houve um reforço de 185 efetivos na PSP do Porto e que o curso de formação, que ainda decorre, irá permitir “reforçar vários comandos distritais e metropolitanos”.

 

Mais Recentes

Descubra os benefícios da leitura para a saúde mental

há 5 horas

Descobrimos o rooftop que promete um ambiente descontraído, ideal para jantares entre amigos ou sunsets

há 5 horas

Os melhores sabores do Minho aterram nos Açores num evento a quatro mãos

há 5 horas

Acabou de comer e já está com “fome” outra vez? Cuidado: convém perceber por que está isso a acontecer

há 6 horas

Se já passou dos 65 anos convém estar a par: estas são as cirurgias mais arriscadas depois dessa idade

há 6 horas

Espondilartrite axial: a doença que não tem cura, mas que tem tratamento

há 6 horas

Infarmed manda retirar do mercado todos estes produtos cosméticos: «não cumprem com os requisitos», refere a entidade

há 7 horas

À medida que envelhecemos os nossos arrependimentos estão relacionados com as oportunidades que não aproveitámos: 5 formas de se livrar desse sentimento

há 7 horas

Tenha uns lábios de sonho por menos de 3 euros: basta usar este delineador de lábios (perfeito) da Mercadona

há 7 horas

Sintomas da menopausa podem estar ligados com o desempenho cognitivo, é o que revela este estudo

há 7 horas

Descobrimos qual é o signo mais raro e estamos prestes a revelar: será que é o seu?

há 8 horas

A doença que afeta quase metade dos homens com mais de 50 anos mas da qual ninguém fala

há 8 horas

Conjuntivite alérgica: fique a par dos sintomas da doença que pode afetar toda a sua família

há 8 horas

E se lhe dissermos que, se jogar estes jogos, não só atrasa o envelhecimento cerebral como evita doenças, parece-lhe bom demais?

há 9 horas

É tudo uma questão de bom-senso e alguns cuidados: saiba como passar dos 50 anos (e chegar aos 65) o mais saudável possível

há 9 horas

Está a chegar a época delas: está preparado para as constipações? 8 sinais (subtis) aos quais deve tomar atenção

há 9 horas

Descobrimos a coleção de vernizes mais irresistível para este outono (e queremos partilhar a novidade)

há 11 horas

Tivoli Palazzo Gaddi abre as suas portas no centro histórico de Florença

há 11 horas

Testemunho contra o esquecimento: “O Dia Que Mudou Israel” relembra o 7 de outubro

há 11 horas

Marca de moda oferece voucher de 20 euros aos primeiros 50 clientes que visitarem o seu novo espaço

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.