Estão quase a recomeçar as aulas dos mais pequenos, altura em que algumas crianças tendem a criar alguns receios e a ficar ansiosas – principalmente quando há mudança de ciclo ou de escola. A My Nametags em colaboração com Joana Teixeira, psicóloga comunitária com vasta experiência junto do público juvenil, criou algumas dicas para ajudar os seus filhos neste processo. A relação com os colegas é uma das maiores questões e expectativas das crianças. O que vestir ou que material levar no primeiro dia de aulas é, muitas vezes, uma enorme preocupação e até um fator de ansiedade. Nesta fase, é indispensável o envolvimento das famílias e o seu acompanhamento. “É na forma como falam, no que vestem, nos materiais escolares e até nos sítios que frequentam que os jovens encontram as diferentes formas de se expressar. No entanto, desde pequeninos é importante deixarmos que sejam as crianças a criar o seu caminho, sempre com o acompanhamento das suas figuras de referência” – explica Joana Teixeira.
Para tornar esta tarefa mais fácil, a My Nametags deixa algumas sugestões: Pratique a escuta ativa Conversar com a criança, compreender as suas expectativas e os seus receios, desconstruí-los e explicar de forma clara tudo o que deve esperar desta nova fase, principalmente se for numa mudança de escola ou ciclo, é essencial para a gestão de expectativas e consequente adaptação. Uma boa dica para isso pode ser, por exemplo, implementar a rotina das três bênçãos: todos os dias, antes de dormir, peça ao seu filho que diga três coisas boas do seu dia. Além de realçar esses momentos fazendo com que fiquem gravados na memória, está a criar um mote de conversa e a conhecer melhor o seu filho. Faça uma gestão adequada das expectativas Associar a escola a algo positivo através de premissas como: “vais conhecer novos amigos”, “vais poder aprender” e descomplicar primeiras impressões explicando que as amizades são um longo caminho que se vai percorrendo, ajudam na forma como as crianças irão encarar os primeiros dias de escola. Caso seja uma nova escola, fazer uma visita prévia onde a criança conhece o recreio, as salas e os novos professores pode ser uma mais-valia. O desconhecido é um lugar de incertezas que podem aumentar os níveis de ansiedade. Prepare a rotina Nas férias o cumprimento de horários pode ser menos valorizado, tanto para os adultos como para as crianças. Umas semanas antes do início das aulas, volte a entrar na rotina, principalmente no que toca às horas de dormir e das refeições, de modo a que, no primeiro dia de aulas esse já não seja um fator desestabilizador. Além disso, definir horários para o que vai acontecer depois das aulas pode ser também uma forma da criança sentir um maior controlo e consciência do que se irá passar no seu dia. Promova a autonomia Promover a autonomia através de uma tarefa tão simples e tão complicada ao mesmo tempo – dar liberdade aos nossos filhos – é essencial para um crescimento saudável. Por exemplo, ao estarmos com a nossa roupa preferida, rodeados de coisas que gostamos, sentimo-nos mais seguros e mais empoderados, o que faz com que estejamos mais disponíveis para a socialização e para enfrentar um dia desafiante como é o primeiro dia de aulas. É certo que cabe aos pais zelarem pela saúde e bem-estar dos seus filhos adequando a roupa que utilizam à estação do ano. No entanto, podemos deixar algumas coisas dentro do seu controlo, colocando numa gaveta mais baixa uma panóplia de opções viáveis e deixar que seja a criança a escolher a sua toalete diária, “sem julgamentos”. Uma t-shirt com o super herói preferido ou com a princesa do momento pode ser uma motivação extra! Personalize ao máximo Os materiais escolares são também uma excelente forma de deixar que as crianças demonstrem a sua personalidade. Permitir que as crianças escolham e personalizem os materiais escolares pode tornar-se uma atividade familiar divertida, além de ajudar os mais novos a expressar os seus gostos. As etiquetas personalizáveis da My Nametags são um exemplo de algo que lhes dá a oportunidade de escolher desenhos, cores e tipo de letra com os quais mais se identificam. “A base de tudo isto é os pais ou cuidadores estarem alerta e disponíveis para ouvir o que as crianças têm a dizer, aprender a interpretar os seus sinais e deixarem os julgamentos ou ideias pré-concebidas de lado.” – reforça a psicóloga. “Guiar sem restringir é uma enorme aprendizagem para os pais, mas essencial para a autonomia dos filhos e para o seu desenvolvimento.”