<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Preconceitos há muitos. Mas sabe o que é o preconceito etário? Se tem mais de 50 anos certamente já o sentiu

2 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

A aceleração do envelhecimento e o crescente número de idosos comparado evidencia que a pirâmide etária está a ser invertida.

 

Mesmo que a realidade comprove que as pessoas estão a envelhecer cada vez mais ativas, a sociedade acostumou-se à imagem de idosos inválidos e que são excluídos de muitas funções pela idade, mesmo que ainda estejam dispostos a continuar.

Isto é  preconceito etário: prática que consiste na discriminação de pessoas pela idade com mais de 50 anos. É necessário esclarecer que a longevidade é uma realidade, e mostrar a importância da presença dessas pessoas na educação e no mercado de trabalho.

O preconceito etário acontece em todo lugar, com maior evidência no mercado de trabalho.

A idade ainda pesa muito no currículos, seja por ser jovem demais e não ter experiência ou velho demais para começar um novo projeto. Enganam-se as empresas que fazem a manutenção desse preconceito, desconsiderando que unir duas gerações trará frutos com mais experiência e inovação.

O preconceito o etário acontece quando as pessoas são excluídas sem qualquer outro critério que não seja a idade.

O preconceito etário não é apenas uma questão social que depende de políticas públicas, ele necessita do posicionamento da população, pois todos iremos envelhecer. Assegurar o bem estar de outros agora, é garantir o nosso no futuro, por isso, precisamos de olhar o envelhecimento como algo positivo e importante.