Vamos ser sinceros: não damos a devida importância à nossa assinatura. É algo que escrevemos ou desenhamos sem pensar muito. Cedo na nossa vida definimos uma certa rúbrica e mantemos habitualmente esse estilo toda uma vida. É assim um “compromisso” que estabelecemos, mas cujo impacto dificilmente compreendemos verdadeiramente.
Uma assinatura é uma representação do individuo. É a sua “marca”. É algo que nos compromete legalmente, é algo que utilizamos para importantes aquisições. Esquecemo-nos o quão relevante é esta pequena linha de texto.
Mas e porque é que a nossa assinatura tem o aspeto que têm? O que é que isso diz sobre nós? De acordo com uma série de especialistas em caligrafia, a assinatura “esconde” inúmeros detalhes interessantes sobre a personalidade da pessoa. O simples facto de ser maior ou mais pequena, de incluir um ponto final ou não, tudo isto pode ser indicador de um determinado aspeto da forma de ser da pessoa. Eis algumas das mais interessantes conclusões, recolhidas pelo portal BestLife.
Uma assinatura ilegível: é arrogante
Tendemos a associar uma assinatura ilegível a uma pessoa que simplesmente escreve o seu nome muito rápido. No entanto, de acordo com os especialistas, isto pode ser um pouco mais complexo. Escrever o nosso nome de uma forma que outros possam ler com facilidade é uma escolha intencional. Alguém que escreve a sua assinatura de uma forma clara e compreensível é alguém, direto, “aberto” e interessado em partilhar. Por outro lado, uma assinatura ilegível pode revelar que a pessoa é arrogante ou demasiadamente auto-centrada.
Usa sublinhados: falta de confiança
Os detalhes que usamos para embelezar a assinatura revelam muito sobre nós. São tentativas deliberadas de acentuar certos pormenores. Por exemplo, ao sublinharmos com uma linha o nosso nome demonstramos um certo anseio por nos mostrarmos importantes ou responsáveis. Pode mostrar uma falta de confiança que se manifesta num certo desejo de exibir estatuto.
Uma assinatura curta: é impaciente
Se as letras da sua assinatura estão muito próximas e criam palavras muito reduzidas, isso pode ser um sinal de que é impaciente, demasiado reativo e pouco concentrado. Os analistas afirmam que este tipo de assinatura está associado a pessoas que não conseguem estar paradas e estão sempre a pensar em coisas novas.
Uma assinatura recta: tem uma personalidade calma e moderada
No caso de ser uma pessoa ponderada e equilibrada é natural que a sua assinatura reflita isso mesmo. Nestas situações a assinatura costuma ser fácil de ler e com poucos “desvios”
Coloca um ponto final: é um “boss” no seu emprego
A colocação de um ponto final ao acabar de escrever o nome é um sinal claro de força. É um sinal de liderança, que demonstra confiança.
Só com iniciais: é uma pessoa privada
Assinar apenas com as letras iniciais dos seus nomes pode ser sinal de que não gosta de partilhar muito sobre a sua personalidade. Ironicamente, Mark Zuckerberg (criador do Facebook) é conhecido por assinar desta forma os seus documentos.
Utiliza um tamanho de letra muito reduzido: tem problemas de auto-estima
De acordo com os especialistas, o tamanho de letra que utiliza para escrever o seu nome revela como se sente em relação ao mundo e a si mesmo. Um tipo grande de assinatura revela confiança. Um moderado mostra uma certa modéstia. Finalmente uma letra pequena demonstra baixa confiança.
Uma assinatura inclinada para a direita: é sociável
Tudo tem que ver com o sentido da inclinação. Quando o nome está escrito com um certo desvio para direita, isso revela que a pessoa é mais extrovertida e que gosta de socializar. Já quando esta inclinação é para a esquerda isso normalmente demonstra que a pessoa é mais reservada.