É uma das doenças mais exploradas no âmbito oftalmológico. A doença, que progride de forma lenta, afeta diretamente a qualidade da visão.
A catarata é caracterizada pela opacidade e embaçamento do cristalino, lente natural dos olhos, causando dificuldade para ver. A evolução da doença costuma ser lenta, podendo afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.
O principal sinal da doença é o embaçamento do cristalino, devido à dificuldade dos raios luminosos em alcançar a retina, local onde ficam os recetores fotossensíveis da nossa visão. Mas há mais sinais:
Dor nos olhos;
Ver brilhos e halos;
Ver vultos;
Vista nebulosa;
Vista opaca;
Sensibilidade à luz.
Causadora de cegueira reversível
Progressiva, a doença é uma das principais causas de cegueira reversível. Com o passar do tempo, o cristalino e a visão vão ficando cada vez mais opacos, até que pessoa fica totalmente cega. A cirurgia pode reverter até os quadros mais avançados.
A cirurgia é o único tratamento eficaz
Após o diagnóstico, somente a cirurgia de catarata pode parar a progressão da doença.
O resultado da cirurgia de catarata é definitivo
A catarata não volta após a cirurgia. O resultado da cirurgia é definitivo, não sendo necessário realizá-la novamente.
Não é transmissível
A doença não é transmissível para outras pessoas, muito menos pode passar de um olho para outro.
Existem vários tipos da doença
Pessoas mais velhas, a cima de 50 anos, são as mais afetadas pela catarata de classificação senil. Mas, isso não é uma regra, já que existem outras variações da patologia. A catarata traumática, por exemplo, é ocasionada por lesões e acidentes na região ocular. A catarata diabética surge em decorrência dos efeitos da doença.