<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabe porque sente sono depois do almoço? A ciência explica

12 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

Moleza no corpo junto e vontade de fechar os olhos depois do almoço? Pois, já aconteceu a todos

A sensação de sono depois das refeições chama-se alcalose pós-prandial.

O desejo de dormir depois de comer pode acontecer por culpa dos tipos de alimentos consumidos, da quantidade de comida ingerida e da forma como o sangue circula no corpo depois das refeições.

O sistema digestivo desencadeia diferentes tipos de respostas. O seu funcionamento permite a libertação de alguns hormonas, como a colecistoquinina (CCK), o glucagon e a amilina.

Estas aumentam a sensação de saciedade, as taxas de açúcar no sangue sobem e começa a ser produzir insulina para permitir que ele saia do sangue e vá para as células. Ali é usado para energia.

Alimentos como peito de frango, ovo cozido, atum enlatado, carne , peixe, espinafre, queijo, tofu, peixe e peru podem dar sono.

O motivo? Todos são ricos em triptofano, um aminoácido que ajuda a liberar serotonina. Esta é a hormona felicidade, um neurotransmissor que tem entre as suas funções a regulação do sono. É possível que o aumento das taxas de serotonina no cérebro após a ingestão de alimentos ricos em triptofano cause a sensação de sonolência.

Geralmente é ao almoço que comemos mais, é nessa altura que temos maior vontade de dormir.

Se não quer sentir vontade de dormir depois de almoçar, tome pequeno-almoço. Se não o tomar o fluxo sanguíneo no cérebro diminui após o almoço.