<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabe quantos ovos pode comer por dia?

12 Março 2023
Sandra M. Pinto

O ovo ainda suscita muitas dúvidas sobre o impacto que tem na saúde e a quantidade em que deve ser ingerido. Saiba quantos ovos pode comer por dia.

O ovo é um alimento que, durante muito tempo, foi alvo de muitas críticas e controvérsias, pelo facto de se considerar que fazia aumentar os níveis de colesterol no sangue (devido ao teor de colesterol fornecido pela gema), limitando-se a ingestão deste alimento (ou pelo menos da gema) a 1x/semana no máximo, começa por relembrar o site unilabs.pt.

Atualmente, o cenário é bem diferente e a evidência mais atual aponta que pode consumir 1 ovo diariamente, pois as gorduras saturadas e trans (em minoria no ovo) são as verdadeiras culpadas por este efeito. Este número pode inclusive ser maior em pessoas com uma prática desportiva intensa e regular.

Além disso, quanto mais colesterol consumir pela alimentação, menos o seu organismo irá produzir, o que equilibra naturalmente os valores sanguíneos 1. E para que perceba o porquê desta mudança, vamos mostrar-lhe o que diz a evidência científica sobre quantos ovos deve comer por dia.

O ovo (inteiro) é, na realidade, um alimento fundamental numa dieta equilibrada e variada, sendo um dos alimentos, do ponto de vista nutricional, mais completos à nossa disposição.

No que diz respeito à composição nutricional de 100g de ovo cozido, verificamos o seguinte:

Valor energético – 149 Kcal;
Proteína – 13g;
Lípidos – 10,8g;
Dos quais saturados – 2,7g;
Hidratos de Carbono – 0g;
Fibra – 0g 2.

Relativamente à proteína fornecida pelos ovos é de elevado valor biológico, potenciando o desenvolvimento de tecido muscular, e os seus lípidos são maioritariamente insaturados, o que favorece a saúde cardiovascular.

Ao nível dos micronutrientes, o ovo é uma boa fonte de vitamina A, D,E, K e vitaminas do complexo B, assim como de folato, fósforo, selénio. Além disso, é uma fonte relevante de carotenos com funções antioxidantes, como a luteína e a zeoxantina, e de colina, uma molécula importante para formação das membranas celulares e para a sinalização e transmissão entre neurónios.

Por último, importa salientar que devido ao teor de proteína, é um alimento saciante, que pode potenciar os resultados em processos de perda de peso 3.

Ovo e colesterol
Apesar da má fama, o colesterol é uma molécula muito importante para o organismo, visto que é um componente estrutural das membranas celulares e um percursor de importantes hormonas, como a testosterona, estrogénio e cortisol, e vitamina D.

Claro que, quando os valores são excessivos, em particular de colesterol LDL (mau colesterol), o risco de doença cardiovascular agrava-se e convém reduzir a sua ingestão pela dieta.

Um ovo médio cozido fornece, em média, 400mg de colesterol, concentrados essencialmente na gema, valor que ultrapassa as recomendações diárias (300mg/dia) 4.

No entanto, sabe-se que, devido à importância desta molécula, o fígado tem como função assegurar a produção das quantidades necessárias de colesterol para assegurar um equilíbrio no organismo, pois nem sempre este provém da alimentação nas quantidades necessárias. Quando a alimentação fornece as quantidades necessárias, o fígado diminui a sua produção.

Por este motivo, o valor de colesterol no organismo e em circulação oscila pouco 5. Neste sentido, os efeitos da ingestão de 1 ovo por dia no valor do colesterol, apesar de apresentarem alguma variabilidade individual, são:

  • Aumento do colesterol HDL (“bom colesterol”) 6;
  • Não influencia significativamente os valores de colesterol LDL e Total, na maioria dos casos (exceto nas chamadas pessoas híper reativas, que pode provocar uma oscilação relevante);
  • Quando enriquecidos em ómega 3, diminuir o valor dos triglicerídeos, outro fator de risco importante para a doença cardiovascular 7;
  • Aumentar o valor de antioxidantes como a luteína e zeoxantina 3.

Portanto, tirando para o grupo de pessoas hiper-reativas (cerca de 30% da população), as quais sofrem oscilações marcadas no valor de colesterol sanguíneo em função da ingestão alimentar de colesterol, a maioria das pessoas saudáveis pode comer entre 1 a 3 ovos por dia, sem consequências no colesterol LDL, quando enquadrado num padrão alimentar saudável rico em fibra e pobre em gorduras saturadas 3.

Ovo e risco cardiovascular
Além da relação com o colesterol, o ovo tinha também a fama de impactar negativamente a saúde cardiovascular. No entanto, também neste caso, a evidência científica é unânime em apontar que a ingestão de um ovo por dia não agrava o risco de doença cardiovascular, incluindo enfarte e AVC.

Contudo, em algumas situações de risco, nomeadamente a presença de doenças crónicas como diabetes, comportamentos de risco, como tabagismo, histórico familiar de hipercolesterolémia ou de doença cardiovascular, deve limitar a ingestão a 3 ovos por semana 5.

EM SUMA
Posto isto, é possível concluir que os benefícios dos ovos ultrapassam, em larga medida, o seu eventual impacto negativo no colesterol, devendo ser um alimento regular na sua alimentação.

A quantidade diária varia entre 1 e 3, idealmente cozidos ou escalfados, sem adição de gordura, sendo a dose superior principalmente indicada para quem faz desporto de alta intensidade e regularidade.

Por fim, importa realçar que apesar do que foi referido anteriormente, deve ter atenção ao método de confeção dos ovos, pois o teor em gordura saturada aumenta quando frita os ovos com manteiga, óleo ou até óleo de coco, ou quando faz uma omelete e adiciona enchidos ou queijo com elevado teor de gordura, aumentando significativamente o risco cardiovascular do alimento.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 53 segundos

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 20 minutos

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 41 minutos

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 1 hora

Organização Mundial de Saúde adota acordo internacional sobre pandemias

há 1 hora

Estalar os dedos: faz mal ou não?

há 2 horas

Dor no calcanhar: causas que podem levar a esta condição depois dos 50 anos

há 2 horas

Fruta ou legume com uma parte estragada, pode ou não ser consumido?

há 2 horas

Uma dúvida que é preciso esclarecer: será que beber café puro engorda?

há 3 horas

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 18 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 19 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 19 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 19 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 19 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 20 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 20 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 20 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 21 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 21 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.