Uma das experiências obrigatórias em qualquer viagem à Islândia é, sem dúvida, mergulhar numa das suas mais de 100 termas.
Além de descontrair e combater as temperaturas gélidas do inverno, as águas geotérmicas da «Terra do Gelo e Fogo» têm propriedades benéficas para a saúde: favorecem a circulação sanguínea, aliviam os sintomas de problemas de pele e até mesmo a própria dor muscular.
A única questão que pode surgir é em qual delas tomar banho. A PLAY, a companhia aérea islandesa lowcost selecionou as dez melhores termas para se sentir como um verdadeiro islandês.
Atualmente, a Play oferece voos diários para Reiquiavique a partir de 2 cidades portuguesas: Lisboa e Porto.
As termas mais populares
Blue Lagoon
Classificada como uma das 25 maravilhas naturais do mundo, segundo a National Geographic, esta estância balnear é a mais famosa da Islândia e um dos mais spas internacionais de maior renome. Mais de um milhão de visitantes são atraídos anualmente pelas intensas águas azuis, resultado do seu elevado teor em sílica e de outros minerais. É aconselhável reservar antecipadamente e visitar o local no início do dia ou no final da tarde, quando os bilhetes são mais baratos.
Sky Lagoon
Desde que foi inaugurado, em maio de 2021, este resort costeiro perto da capital (apenas 10 minutos de Reiquiavique) tornou-se um oásis de admiração. O seu design, inspirado pelos elementos naturais das paisagens islandesas — como as suas icónicas casas de relva —, apresenta uma visão privilegiada da Baía de Skerjafjörður, onde a piscina infinita de 70 metros se mistura com o azul do Oceano Atlântico.
Myvatn Nature Baths
Localizadas na área vulcânica de Myvatn, Património Mundial da UNESCO, estas termas naturais ao ar livre são uma anúncio para as pessoas locais. Embora longe da capital, são uma opção a considerar para os viajantes na Rota Diamond, uma das rotas mais espetaculares do norte da Islândia, que procuram termas menos lotadas.
Gamla Laugin (Secret Lagoon)
A terma mais antiga da Islândia é um segredo aberto. No final do século XIX, as termas quentes da nascente de Hverahólmir eram um refúgio clandestino para os moradores, mas agora atraem turistas que viajam até à aldeia de Fludir. Tem apenas uma piscina, pouco mais de um metro de profundidade, a partir da qual pode ver um pequeno geiser em erupção a cada poucos minutos.
GeoSea
Esta terma distingue-se do resto porque é a única terma de água do mar, naturalmente aquecida por energia geotérmica. Está localizada na vila de pescadores de Housavík, conhecida como a «capital das baleias», para que possa ver baleias sem sair da piscina.
As termas menos conhecidas
Forest Lagoon
Localizado na cidade de Akureyri, no norte da Islândia, este spa geotérmico de luxo abriu em abril de 2022. O complexo de 1300m² inclui duas piscinas infinitas, dois bares e uma vista impressionante da floresta Vaðlaskógur. Concebidas de forma ecológica e sustentável, as suas instalações podem acolher até 200 pessoas. Esta nova aposta dos criadores da Blue Lagoon é apresentada como o novo paraíso da Islândia.
Landbrotalaug
Essa pequena piscina termal na península de Snæfellsnes, que pode acomodar duas pessoas, é considerada a hot spring mais romântica do país. É preciso parar para aproveitar um banho íntimo com daquela pessoa especial, sendo que o tamanho nem sempre importa.
Hellulaug
Na região ocidental — uma das zonas menos conhecidas da Islândia — que se encontra virada para o mar e com a visão bucólica do fiorde Vatnsfjörður como fundo, esta joia oculta não é visível à primeira vista. A piscina natural tem cerca de 60 centímetros de profundidade e suas águas vulcânicas rondam os 38°C.
Seljavallalaug
Escondida no vale do vulcão Eyjafjallajökull, no sul da Islândia, é o lugar perfeito para nadar cercado pela natureza. Essa piscina artificial de 25 metros, que remonta a 1923, foi construída como um local de treino para as crianças aprenderem a nadar. Está atualmente abandonada e a entrada é gratuita.
Hrunalaug
Este spa natural, com uma coquete cabana de madeira como vestiário, oferece uma vista panorâmica digna de postal. Como se isso não bastasse, é gratuito, pelo que está mais do que provado que não é necessário gastar grandes quantias para desfrutar de uma boa terma na Islândia.