Partilhar

Saiba como pode beneficiar de isenção de IMT e do imposto do selo na compra de casa

Especialista compila uma série de informações sobre a nova legislação de IMT para facilitar o processo de aquisição de imóveis

30 Julho 2024
Forever Young

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, esclarece de que forma os jovens podem beneficiar de isenção de Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e imposto do selo na compra de uma casa.

“A isenção de IMT e imposto do selo na compra de uma casa equivale a um ‘desconto’ que pode chegar a milhares de euros e representar uma ajuda preciosa para muitos jovens. De forma a esclarecer algumas das dúvidas sobre este tema, preparámos um dossiê com as questões mais frequentes para que possamos tomar decisões mais informadas”, afirma Sérgio Cardoso, Chief Education Officer do Doutor Finanças.

O decreto-lei que determina uma isenção de IMT e de imposto do selo para jovens até aos 35 anos na compra da primeira casa entra em vigor já no dia 1 de agosto. Nesse sentido, o Doutor Finanças preparou respostas para as perguntas mais colocadas sobre este tema, ajudando as pessoas a entenderem quais as circunstâncias em que podem beneficiar desta medida.

Os limites de valor da casa são um dos principais tópicos a ter em conta, uma vez que a isenção total abrange apenas imóveis cujo valor de compra seja até os 316.772 euros. Caso exceda esse montante, vai beneficiar de um desconto, equivalente ao aplicado numa compra até aos 36.772 euros, se o valor da habitação for até aos 633.453 euros.

O especialista aborda ainda diversas questões como: quem pode pedir isenção de IMT, o que tem de fazer para beneficiar, o que acontece quando a compra é feita por duas pessoas e uma tem mais de 35 anos, a partir de quando vigora a isenção, quais são os custos que vai ter com a compra de uma casa se for elegível para esta medida, se esta isenção abrange a construção de uma casa, qual o limite de rendimentos para poder beneficiar, entre outras.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 16 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 16 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 17 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 17 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 17 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 17 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 18 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 18 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 18 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 18 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 18 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 18 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 18 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 19 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 19 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 21 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 21 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 21 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 21 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.