Embora o risco de uma pandemia tenha diminuído, o contexto, com os preços da energia e dos combustíveis a níveis recorde, continua a ser muito complexo. É por isso que os peritos da Bridgestone dão algumas recomendações para tornar estas viagens tão eficientes, económicas e seguras quanto possível.
Antes de partir: verificar o veículo em geral e os pneus em particular
Nos dias que antecedem a partida para uma viagem, é essencial verificar o veículo para evitar surpresas e imprevistos na estrada e, em muitos casos, despesas indesejadas devido a avarias que poderiam ter sido evitadas. É aconselhável dar uma vista de olhos debaixo do capot para verificar os níveis de óleo, líquido refrigerante e líquido de lavagem do pára-brisas. Os faróis, os piscas e as luzes de travagem também devem ser verificados, tal como o equipamento de segurança padrão para qualquer viagem de automóvel deve estar disponível no veículo, incluindo um triângulo de aviso ou outro sistema de sinalização aprovado, tais como faróis luminosos, kit de primeiros socorros e coletes refletores. Antes de partir, deve ser verificada a data de validade do kit de primeiros socorros e o número de coletes refletores.
Quanto aos pneus, “não devemos esquecer que são o único elemento de contacto entre o veículo e a estrada, pelo que a sua manutenção garantido um bom estado é essencial”, e, por isso, fazemos as seguintes recomendações:
Verifique se os pneus têm o nível de pressão correto. Pneus com pressão baixa comprometem a segurança ativa do veículo, reduzindo a capacidade de travar e manobrar em segurança, levando à perda do controlo do veículo. Também aumentam o consumo de combustível e desgastam-se mais rapidamente. Deve-se lembrar que a pressão dos pneus deve ser sempre verificada quando os pneus estão frios. Informações sobre os valores recomendados podem ser encontradas no manual do proprietário, no interior das portas ou na tampa do combustível.
Verificar a profundidade do piso (a profundidade mínima legal do piso é de 1,6 mm). A forma mais fácil de o determinar é através da utilização de um calibre especial ou do indicador de desgaste incorporado no pneu. Se os indicadores de desgaste (pequenas marcas perpendiculares ao sentido da marcha) estiverem ao nível do piso, é altura de os mudar. Há um truque muito simples: basta inserir uma moeda de um euro na ranhura e se conseguir ver o contorno dourado, é tempo de mudar.
Verificar se há rasgos, cortes e/ou outros danos nos pneus. Além disso, cargas elevadas durante a viagem e baixa pressão dos pneus podem levar a um rebentamento e, consequentemente, a uma possível perda do controlo da direção, cujo desenlace, no melhor dos cenários, será a necessidade de parar e mudar o pneu com a correspondente perda de tempo e risco de segurança, dependendo de onde ocorreu o rebentamento. Deve ser dada especial atenção aos pneus de caravanas, autocaravanas e reboques, especialmente se não tiverem sido utilizados durante algum tempo.