<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Saiba o que nunca deve fazer se uma espinha ficar presa na sua garganta

Sandra M. Pinto

Embora esse problema possa acontecer com qualquer pessoa, nem todos reagem da maneira correta para evitar o agravamento da situação.

O que fazer no caso de ficar com uma espinha de peixe presa na garganta? Existem remédios caseiros muito difundidos para este problema, como comer pão ralado, mas esta é uma das várias coisas que não é recomendado  fazer.

O primeiro conselho é manter a calma e tussir de forma controlada. Se isso não funcionar, há várias outras alternativas que podem ajudar.

Se não resolver, experimente beber água e, se não funcionar, tenha cuidado: encha uma colher com azeite e tussa imediatamente, verá que ao ficar mais viscoso e lubrificar pode libertar a espinha.

Nunca coma pão. Procure alimentos viscosos, nunca sólidos. por exemplo, banana bem amassada ou muito bem mastigada.  Alimentos sólidos ou muito secos podem enterrar ainda mais , portanto, molhe o pão em leite ou em água, isso deve arrastar a espinha.

Outras soluções que nunca devem ser tomadas perante uma espinha presa na garganta é bater nas costas, e realizar a manobra de Heimlich.

E nem pense em usar uma pinça para tentar retirar algo que não vê.

Se com estas dicas não conseguir retirá-lo, vá ao hospital.