Entretanto, é comum deixar de usá-lo por medo de sujar e não conseguir limpar. Aprenda todos os truques para limpar os sapatos de camurça.
A melhor dica na hora de limpar sapatos de camurça é: nunca lave os sapatos em água corrente
Essa pode ser a técnica mais utilizada com outros tipos de calçado, mas pode acabar por causar manchas na superfície dos sapatos de camurça. Esse tipo de tecido exige cuidados especiais, porém não é tão complicado como parece.
Para limpar sapatos de camurça vai precisar de uma escova específica para esse fim. Ela possui cerdas de espessura média e mais espaçadas umas das outras, sendo assim, ela é ideal para tirar a sujidade mais solta sem danificar o tecido.
A escova deve ser passada por todo o calçado, seguindo sempre o sentido do fio. Caso contrário, a camurça vai esgarçar mais rápido, deixando os sapatos com uma aparência envelhecida.
Passou a escova mas sujidade ou a mancha não saiu? Adicione um pouco de água.
Lembre-se: não coloque os sapatos de camurça debaixo da água corrente. Para limpar sapatos de camurça use pouca água em todo o calçado e não apenas onde está sujo. Assim, evita o surgimento de manchas.
Depois de espalhar um pouco de água, escove o sapato novamente até retirar toda a sujidade, tendo sempre tomando cuidado para não usar muita força de modo a não correr o risco de danificar o tecido.
Não tem uma escova para limpar sapatos de camurça? Não se preocupe, alguns truques caseiros podem ser muito eficientes para limpar esse tipo de calçado.
Se o seu calçado de camurça tiver uma tonalidade mais clara, uma saída rápida e fácil é usar uma borracha branca.
Para limpar sapatos de camurça com borracha, basta esfregar a borracha no calçado até “apagar” toda a sujidade.
O atrito causado pela borracha vai soltar a sujidade presa na camurça e como ela é feita de um material macio e branco, não corre o risco de danificar o tecido ou causar o aparecimento de novas manchas.
Se o seu calçado de camurça é mais escuro, a borracha não é o ideal. Pode utilizar uma esponja de aço. Pegue numa esponja de aço nova e seca e passe por todo o sapato, da mesma forma que você varia com a escova.
Nesse caso, também é importante seguir o sentido dos fios da camurça para evitar danos ao tecido e ao calçado.