Com uma história que marcou o nascimento e a evolução da Internet em Portugal, o SAPO celebra 28 anos com «uma nova ambição de futuro que prevê uma relação mais próxima e humanizada com os seus seguidores no país e no mundo», avança o portal em comunicado.
A partir do seu modelo na agregação, produção e curadoria de conteúdos e ativos digitais, o SAPO anuncia neste aniversário uma nova homepage, reforço do seu ecossistema de parceiros e, ainda, um novo Auto SAPO.
Atuando nos eixos da marca, da navegação e do conteúdo, a revisão do sapo.pt introduz uma melhoria da utilização, através de um conjunto de novidades:
• Marca – o logótipo do SAPO surge agora mais centrado, dinâmico e personalizado na homepage do SAPO. Passível de associar ações temáticas, através dos “Sapiscos”, e acomodando links a um novo bloco de saudação e páginas com conteúdos, esta novidade pretende despertar a curiosidade dos leitores para temas da atualidade.
• Navegação – um conjunto de alterações no menu principal, permitindo destacar novas categorias, produtos, serviços e utilitários e direcionando os seguidores para as várias zonas do SAPO e uma nova vida dos diferentes blocos distribuídos ao longo da página;
• Conteúdo – um portefólio de novos widgets, como o Tempo ou a Astrologia, o SAPO Jornais agora integrado em sapo.pt ou o bloco “Mais populares”, “Escolha do Editor” e “Últimas”, promovendo uma maior capacidade de destaque dos conteúdos e uma maior agilidade da curadoria humana.
«A liderança do SAPO, consubstanciada em mais de 300 milhões de pageviews mensais, está diretamente relacionada com a sua capacidade para estabelecer parcerias com players de referência e agregar conteúdos de qualidade», refere o cimunicado.
Para reforçar e consolidar o seu ecossistema de parceiros, o SAPO acaba de integrar novos parceiros de media e de conteúdos, mapeando de forma transversal áreas generalistas, de economia, sustentabilidade e desporto:
• Green E-Fact – vem criar, pelo seu lançamento pioneiro e exclusivo no SAPO, uma maior consciência sobre a sustentabilidade e as alterações climáticas, duas temáticas urgentes na agenda de todos os países. Tratando-se de um inovador portal interativo, foi concebido de raiz
para proporcionar uma experiência envolvente e imersiva, disponibilizando informações atualizadas e profundas com recurso a ferramentas dinâmicas, incluindo widgets interativos com dados relevantes e fact checking, permitindo verificar a veracidade de informações viralisadas e
promover a literacia nesta área.
• Grupo Media N9ve – vem possibilitar a quem segue o SAPO ter acesso, em primeira mão, aos conteúdos do Jornal Económico e, em breve, do NOVO e das Forbes Portugal e África Lusófona, projetos do Grupo Media N9ve – grupo de media especializado em conteúdos em português e com forte ligação aos nove países do universo da Lusofonia. Criado em 2016, o Jornal Económico é uma marca de informação especializada em economia, políticas públicas, finanças e negócios, com plataformas digitais permanentemente acessíveis, edição diária em formato digital e edição
semanal impressa. O NOVO consiste numa marca de informação generalista, com edição online e publicação de edição em papel todos os sábados. As edições da Forbes Portugal e África Lusófona estão particularmente vocacionadas para os negócios, as empresas, a economia, bem como para o lifestyle das audiências que dão preferência à marca, com uma forte ligação à geografia lusófona. Para além das respetivas edições online, mensalmente é disponibilizada revista impressa com o melhor destes conteúdos.
• Mensagem de Lisboa – vem permitir aos leitores do SAPO acederem a um projeto jornalístico original de proximidade, com histórias icónicas dos moradores da grande Lisboa, com conteúdos locais agora mais acessíveis e universais. Inspirado na designação da obra Mensagem, de Fernando Pessoa, foi lançado em fevereiro de 2021 com sede na Brasileira do Chiado e já mereceu os prémios mais prestigiantes da imprensa nacional, incluindo os Prémios Gazeta e os Prémios de Ciberjornalismo e, recentemente, os Prémios SAPO, que o reconheceram como o Órgão de Comunicação Social do Ano.
• Nascer do SOL – este site surge com um rosto diferente, permanecendo fiel à sua matriz: incómodo sem ser destrutivo, influente sem ser institucional, ousado sem ser irresponsável, politicamente incorreto. Tem novo grafismo e passará a incluir semanalmente um novo produto editorial, o
Portugal Amanhã, de cariz económico e que pensa Portugal de um modo estrutural e no longo prazo.
A partir de hoje, o SAPO integra ainda «uma versão mais moderna, disruptiva e impactante do seu serviço Auto SAPO, que passa a disponibilizar a melhor oportunidade online para adquirir um automóvel». O novo Auto SAPO integra agora as melhores ferramentas de “car-match”, que permitem pedir propostas junto da extensa rede de parceiros de qualidade do SAPO, mediante critérios valorizados pelo cliente na escolha do seu carro, quais as ofertas mais adequadas, interessantes e competitivas.