Partilhar

Saúde capilar: «O abuso de esteróides pode ser prejudicial para a reprodução masculina, aumentar o risco cardiovascular e provocar a queda de cabelo», Carlos Portinha, médico

Carlos Portinha, Coordenador Clínico do Grupo Insparya, coloca em análise a atividade desportiva, a alimentação e os suplementos que podem ter consequências diretas na saúde capilar.

27 Junho 2024
Forever Young

É nos meses de verão, e sobretudo após as férias, que muitas pessoas retomam a atividades desportivas para queimar os excessos da época e iniciar a chamada “operação biquíni” para o ano seguinte. Para além dos benefícios para o corpo e para a saúde mental, o desporto tem diversos efeitos que, comprovadamente, melhoram da saúde capilar. No entanto, é fundamental que atividade física seja acompanhada de hábitos saudáveis.

Um dos principais benefícios do desporto é o aumento da serotonina, a denominada hormona da felicidade, que ajuda a combater o stress,

Carlos Portinha, Coordenador Clínico do Grupo Insparya

um dos principais inimigos do nosso cabelo. Isto porque quando estamos perante situações de stress o cortisol, a hormona do stress, pode apresentar valores elevados, alterando os proteglicanos – molécula de proteína encarregue de criar e manter as células bem como a comunicação entre o interior e o exterior do folículo capilar, o que afeta o funcionamento normal do folículo piloso, prejudicando a sua função e regulação.

O desporto também favorece a oxigenação do couro cabeludo, promovendo a circulação, o que resulta num maior fornecimento de nutrientes ao couro cabeludo e numa maior vitalidade para o mesmo. A oxigenação mais elevada permite igualmente um fluxo sanguíneo mais elevado, o que significa mais nutrientes, facilitando uma alimentação mais rápida dos folículos capilares e favorecendo o seu crescimento.

Praticar desporto aumenta também a transpiração, permitindo a eliminação de toxinas através dos poros da pele e do couro cabeludo. Isto favorecerá a normalidade dos ciclos de crescimento e queda de cabelo habituais (fases anagénica, catagénica e telogénica) para que, quando o cabelo cair (o que normalmente acontece), possa recuperar normalmente.

A importância da alimentação

Um dos fatores chave na hora de praticar desporto, com benefícios para a saúde capilar, é a alimentação. Carlos Portinha sublinha que “é imprescindível ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, frutos secos e peixe azul, pois ajudará a manter o cabelo saudável. Para além disso, as verduras e a carne são também necessárias pelo seu elevado índice de vitaminas, proteínas de origem animal, vegetal e mineral”. O ideal é “seguir uma dieta equilibrada que inclua os nutrientes suficientes, oligoelementos e vitaminas para oque não seja necessário o recurso a suplementação.

Cuidados a ter com os suplementos alimentares e anabolizantes

A suplementação pode provocar efeitos contrários ao desejado, especialmente no que diz respeito à saúde capilar. Segundo um estudo publicado no The World Journal of Men’s Health, o abuso de certos suplementos, como os esteróides, pode ser extremamente prejudicial para a reprodução masculina, aumentar o risco cardiovascular e provocar a queda de cabelo.

Isto deve-se a um aumento da dihidrotestosterona, um metabolito biologicamente ativo da testosterona, que é sintetizado na próstata, nos testículos, nos folículos pilosos e nas cápsulas supra-renais e que tem uma ação direta sobre os recetores hormonais dos folículos pilosos.

Quando ingerida em grandes quantidades (acima da média), pode levar a um aumento da queda de cabelo, embora, neste caso, se detetado atempadamente, pode ser reversível, desde que se interrompa a ingestão de anabolizantes.

Para assegurar que a saúde física está alinhada com a saúde capilar, o melhor é procurar aconselhamento de um especialista, a fim de avaliar cada caso de forma personalizada e estabelecer diretrizes, cuidados ou tratamentos adaptados a cada situação.

Insparya Science and Clinical Institute: uma aposta na investigação tecnológica e biomédica para oferecer os tratamentos mais completos e eficazes:

Um dos fatores que fazem com que o Grupo Insparya se destaque em vários aspetos é o investimento em investigação. O Grupo Insparya é o único, grupo 100% dedicado ao cuidado da saúde capilar, com um forte componente de investigação tecnológica e biomédica para o desenvolvimento das suas próprias técnicas, tratamentos e para alcançar no futuro avanços científicos tão importantes como a regeneração de unidades foliculares com recurso a células estaminais. Graças a este importante trabalho, Insparya é a referência do setor na investigação, diagnóstico e tratamento capilar, e é o único grupo médico capilar que dispõe de um centro de investigação e de desenvolvimento tecnológico e biomédico, o Insparya Science and Clinical Institute, pioneiro na utilização da tecnologia, sendo a única empresa que trabalha em várias áreas de investigação biológica, tecnológica e robótica para oferecer os tratamentos mais completos e eficazes.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 8 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 8 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 9 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 10 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 10 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 11 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 11 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 12 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 13 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 14 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 15 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 15 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 15 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 15 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 15 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 16 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 16 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 16 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.