Desde o início do ano, os utentes apresentaram mais de 2.200 reclamações contra as entidades de saúde públicas. Mais de metade das queixas são dirigidas aos hospitais e o principal motivo está relacionado com os constrangimentos nas Urgências. O Hospital Beatriz Ângelo é a unidade hospitalar mais reclamada, revela uma análise do Portal da Queixa.
O ano de 2022 tem sido assolado por vários problemas nas urgências hospitalares. Os constrangimentos começaram a meio do ano nas urgências de ginecologia e obstetrícia e estenderam-se, nos últimos meses, às urgências hospitalares, (adultos e pediátrica) com esperas no atendimento a ultrapassar as 12 horas, segundo vários casos relatados pelos utentes.Perante a situação caótica observada de norte a sul do país, o Portal da Queixa fez uma análise às reclamações registadas na sua plataforma.
Entre os dias 01 de janeiro e 13 de dezembro de 2022, chegaram ao Portal da Queixa 2.202 reclamações relacionadas com os serviços de saúde públicos. Verifica-se que 1.312 reclamações, (65%) são dirigidas aos hospitais, sendo o principal motivo de queixa reportado pelos consumidores: os vários constrangimentos nas urgências hospitalares (adultos e pediátrica) e maternidades.
Entre as reclamações relacionadas com os serviços de urgência, as queixas vão desde as horas intermináveis na sala de espera (média a ultrapassar as 12 horas), a incapacidade de o hospital responder a casos urgentes, o mau atendimento, a falta de condições para receber tantos utentes e dificuldades pelo fecho inesperado das urgências hospitalares.
A análise efetuada permitiu identificar qual o Top 5 dos hospitais que acolhem maior número de reclamações figuram: o Hospital Beatriz Ângelo (90 queixas); Hospital de Braga (58); Hospital de Santa Maria – Lisboa (53); Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (46) e Hospital de Faro (33).