Com pequenos truques, é fácil criar um espaço agradável e, ao mesmo tempo, funcional.
As arquitetas Cristiane Schiavoni e Claudia Macedo referem oito dos principais erros cometidos na decoração de apartamentos pequenos.
1. Usar cores escuras
Cores claras são aliadas de ambientes pequenos porque ajudam a dar uma sensação de amplitude. Excesso de cores escuras, por sua vez, tem o efeito contrário e indesejado: aspeto ainda mais pequeno. Isso não significa que tenha de optar por algo monocromático, sem elementos de destaque. A solução pode ser deixar os tons escuros para alguns móveis ou objetos ou eleger uma parede para receber a cor viva.
2. Apostar em móveis grandes
Meça o espaço antes de comprar qualquer objeto, como mesa, cama ou poltrona, e aposte em móveis planeados. Deixe espaço para a circulação, ou seja, pelo menos 60 cm livres entre os móveis.
3. Exagerar na quantidade de objetos
Tudo em excesso pode comprometer o espaço. Moderação é a palavra de ordem. Eleja peças de destaque, que representem a sua personalidade e estilo.
4. Usar diferentes tipos de piso
Muitos tipos de piso recortam os ambientes e criam a sensação de que o espaço é ainda mais pequeno. Já o mesmo piso dá mais amplitude, sem delimitação de espaço.
5. Não apostar em móveis funcionais
Ocupar menos espaço sem perder a praticidade e o aconchego é a proposta ideal para decorar ambientes pequenos. Os móveis que têm duas ou mais funções são uma boa ideia, como sofás que se transformam em cama e bancadas escondidas dentro dos armários.
6. Escolher mesa de centro que atrapalha a circulação
Por mais que goste de uma mesa de centro, se ela atrapalhar a circulação, não a compre. O espaço de circulação deve ter, no mínimo, 60 cm. A opção mais interessante pode ser uma mesa lateral.
7. Não investir em ambientes integrados
A eliminação de paredes otimiza o espaço e confere amplitude visual. Se a estrutura permitir, integre os ambientes.
8. Não apostar em espelhos
Os espelhos conferem um aspeto maior aos espaços. Escolha um espelho inteiro.