<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Se notar um destes 3 sinais, cuidado, o seu coração pode estar com (graves) problemas», alerta especialista

13 Fevereiro 2025
Forever Young

Existem muitos sinais que alertam para um alto risco cardíaco, mas há três sinais que não devem ser ignorados.

Além dos parâmetros analíticos, há uma série de sinais que podem indicar que nosso sistema cardiovascular está a ser afetado de alguma forma. O cardiologista Aurelio Rojas, destacou recentemente num dos seus reels do Instagram que há três sintomas principais que devem ser reconhecidos.

Apresentar qualquer um desses sinais é um alerta de que algo não está a funcionar corretamente. Ou seja, o coração sofre de algum tipo de fraqueza e há um motivo claro para consulta que não devemos ignorar.

O primeiro sinal de um coração fraco seria a ortopneia. Este sintoma envolve respiração deficiente quando estamos deitados na cama à noite. Na verdade, esse é o momento do dia em que esse sintoma é mais percetível, exigindo que a pessoa se sente abruptamente pararespirar um pouco de ar .

Outra característica da ortopneia é a necessidade de vários travesseiros para conseguir dormir . Quanto maior a necessidade de travesseiros, maior o nível de ortopneia.

O segundo sinal é a angina , também conhecida como “alerta de ataque cardíaco” ou “início de um ataque cardíaco”. A angina como sintoma envolve dor intensa no peito , juntamente com esforço que obriga a parar repentinamente. Esforços leves, como subir escadas, acompanhados de uma dor dessa natureza, devem nos fazer suspeitar de uma possível angina.

O terceiro sinal seria o edema ou retenção de líquidos , especialmente nas pernas ou membros inferiores. Este é um sinal indireto de que há retenção de líquidos noutros locais, como à volta dos pulmões ou do coração.