Alimentos fontes de ferro são essenciais para a saúde: são grandes aliados na prevenção e tratamento da anemia, além de ajudarem numa série de funções cognitivas, como concentração, memória e aprendizagem.
Quando falamos sobre as principais fontes de ferro na alimentação, a lentilha surge noa lugares cimeiros. 5 colheres de sopa da leguminosa oferecem cerca de 3,3 mg do mineral. Porém, existe uma fruta deliciosa que oferece mais do dobro dessa quantidade na mesma porção.
O damasco seco é uma excelente fonte de ferro, um nutriente essencial para o transporte de oxigénio e bom funcionamento das células sanguíneas. Uma porção de 100 mg do alimento contém em média 6 mg do mineral. Por isso, o consumo da fruta é tão benéfico para o organismo.
A deficiência de ferro pode levar a problemas sérios de saúde, como anemia, uma doença causada pela queda brusca na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Os seus principais sintomas são cansaço, palidez, fraqueza, dificuldade de concentração, irritabilidade e mal-estar.
Por isso, o consumo de damasco seco é muito vantajoso. O melhor de tudo é que a fruta também fornece vitamina C, uma substância que potencializa a absorção de ferro pelo organismo, principalmente o tipo não heme, proveniente de alimentos de origem vegetal. O damasco seco ainda é uma poderosa fonte das vitaminas A e E, dois antioxidantes que combatem os danos celulares causados pelos radicais livres e previnem uma série de doenças crónicas, até mesmo certos tipos de cancro. Aliás, as substâncias antioxidantes também fortalecem o sistema imunológico e previnem o envelhecimento precoce.
Outro benefício notável do damasco seco é a sua contribuição para o bom funcionamento do intestino. O consumo da fruta melhora a digestão, fortalece a flora intestinal e ainda regula o trânsito do intestino.