Se quer viver mais 24 anos basta seguir estas opções de estilo de vida saudável aos 40 anos e isso pode acontecer, de acordo com este estudo.
A partir dos 50 anos? Claro que sim, e pode prolongar sua vida em até 21 anos, segundo o estudo. 60 anos? Você ainda ganhará quase 18 anos se adotar todos estes hábitos saudáveis.
“Há um período de 20 anos em que se pode fazer essas mudanças, seja gradualmente ou de uma só vez”, referiu o principal autor do estudo, Xuan-Mai Nguyen, especialista em ciências da saúde do Million Veteran Program, no VA Boston Healthcare System.
“Quanto mais cedo melhor, mas mesmo que faça apenas uma pequena mudança aos 40, 50 ou 60 anos, ainda é benéfico”, disse Nguyen. “Isso não está fora de alcance – na verdade, é algo alcançável para a população em geral.”
O estudo, apresentado no Nutrition 2023, o encontro anual da American Society for Nutrition, analisou os comportamentos de estilo de vida de quase 720 mil veteranos militares com idades entre 40 e 99 anos.
Comportamentos de estilo de vida para maior impulso na longevidade
Exercício físico
Muitos especialistas dizem ser um dos comportamentos mais importantes que qualquer pessoa pode adotar para melhorar a saúde, acrescentando que um comportamento saudável produziu uma redução de 46% no risco de morte por qualquer causa quando comparado com aqueles que não se exercitaram.
Evitar vício em opioides
Não se tornar viciado em opioides foi o segundo fator mais importante para uma vida mais longa, reduzindo o risco de morte prematura em 38%, segundo o estudo.
Não fumar
Nunca fumar reduziu o risco de morte em 29%, segundo o estudo. Se uma pessoa era ex-fumadora, isso não contava.
No entanto, parar de fumar em qualquer momento da vida confere grandes benefícios à saúde, dizem os especialistas.
Gerir o stress
A boa gestão do stress reduziu a morte precoce em 22%, segundo o estudo.
Dieta equilibrada
Ter uma dieta baseada em vegetais aumentaria as hipóteses de viver uma vida mais longa em 21%, segundo o estudo.
No entanto, isso não significa que deva ser vegetariano ou vegano. Seguir um plano saudável à base de plantas, como a dieta mediterrânea cheia de grãos integrais e vegetais verdes folhosos, é fundamental.
Evitar consumo excessivo de álcool
Evitar o consumo excessivo de álcool – beber mais de quatro bebidas alcoólicas por dia – foi outro hábito de estilo de vida saudável, reduzindo o risco de morte em 19%.
Ter uma boa noite de sono
Ter uma boa noite de sono – definido com pelo menos sete a nove horas por noite sem insónia – reduziu a morte precoce por qualquer causa em 18%.
Dezenas de estudos ligaram o sono mau a todos os tipos de problemas de saúde, incluindo mortalidade prematura.
Relacionamentos sociais positivos
Estar cercado por relacionamentos sociais positivos ajudou a longevidade em 5%, segundo o estudo. No entanto, a solidão e o isolamento, especialmente entre os idosos , estão mais comuns e preocupantes, dizem os especialistas.